Os atletas de alto rendimento «e respetivos treinadores e acompanhantes» estão entre as exceções que permitem a circulação na via pública, «sempre que necessário», disse à Lusa o Ministério da Educação que tutela o desporto.

Uma resposta ao pedido do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, para que os atletas possam treinar e preparar-se para Tóquio2020 «durante o período de estado de emergência» devido à pandemia de Covid-19.

«As medidas que regulam as exceções que permitem aos cidadãos poder circular na via pública, durante o período de estado de emergência, englobam os atletas do alto rendimento e respetivos treinadores e acompanhantes, sempre que necessário», pode ler-se na nota.

José Manuel Constantino disse à Lusa que o COP pediu ao governo uma «situação excecional» para os atletas que se preparam para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

«O COP oficiou junto do governo e falou com o Secretário de Estado da Juventude e Desporto no sentido de, se houver determinadas restrições à liberdade de circulação, para criar uma situação excecional para os atletas em preparação olímpica», revelou José Manuel Constantino.

Grande parte dos atletas a procurarem o apuramento para os Jogos, que arrancam em 24 de julho, têm estado impedidos de treinar devido ao fecho de instalações de treino.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 desta quinta-feira.