Mais de cinco milhões de portugueses assistiram ao jogo Portugal-Uruguai no Mundial 2022 que decorre no Qatar, com o segundo jogo da seleção portuguesa a registar a maior audiência até à data, segundo os números apresentados pela Univesal McCann (UM).
Esta é a conclusão da análise das audiências da agência de meios do grupo Mediabrands sobre o jogo realizado na segunda-feira, em que Portugal venceu por 2-0 com golos do médio Bruno Fernandes e garantiu o apuramento para os oitavos de final.
«A RTP1 emitiu o jogo que contou com um total de 5,3 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 3,6 milhões e share de 66 por cento», refere a Universal McCann, salientando que a emissão da disputa «na Sport TV registou um total de 296 mil telespetadores, com uma audiência média de 188 mil e 3,5 por cento de share».
Tal perfez «um total de 5,6 milhões telespectadores, uma média de 3,8 milhões de telespectadores e 69,5 por cento de share, em termos acumulados», adianta a UM.
O Portugal-Uruguai «foi o jogo de Portugal que registou maior audiência até a data», adianta.
«A transmissão deste jogo pela RTP1 teve um grande impacto para o canal, uma vez que registou um share de 24,5 por cento, um aumento de 14,5 pontos percentuais face à média acumulada do mês de outubro», salientou o mesmo responsável.
De acordo com a Universal McCann, «o segundo jogo da seleção portuguesa registou a maior audiência quando comparado com os segundos jogos de outros campeonatos como o Euro 2020 e o Mundial de 2018».
Segundo a UM, «verificou-se uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão», sendo que «a segunda parte da partida teve especial atenção por parte dos portugueses onde foram marcados os dois golos da seleção portuguesa, sendo que o pico máximo de audiências se deu já perto do apito final».
No primeiro jogo, que decorreu na semana passada, quase quatro milhões de pessoas assistiram à transmissão do jogo de Portugal com o Gana, transmitido pela TVI, em que a equipa das quinas venceu por 3-2.
A TVI emitiu o jogo de estreia que contou com um total de 3,9 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 2,3 milhões e share de 64,5 por cento, sendo agora o segundo jogo mais visto da fase de grupos, seguido do Brasil-Sérvia, Argentina-México e França-Austrália.