Falar do Áustria Viena obriga-nos a começar por 1987. O ano da perda da inocência azul e branca no futebol europeu. Foi no Prater que o F.C. Porto vergou o Bayern, foi em Viena que Madjer, Juary, Futre e companhia colocaram os dragões em todas as manchetes.


O FC Porto terá, então, a oportunidade de regressar a uma cidade onde já foi feliz. E com tudo para voltar a celebrar. A diferença de qualidade entre a equipa de Paulo Fonseca e Áustria Viena é enorme, em todos os aspetos.


Se a prática confirmar os indícios teóricos, o Porto sorrirá uma vez mais em Viena. Como em 1987 e em 2010. Sim, o FC Porto, treinado então por André Villas-Boas, defrontou o Rapid a 2 de dezembro desse ano, na caminhada para a conquista da Liga Europa.


Venceu por 1-3, com Radamel Falcao a completar um «hat-trick». Na altura, o clube reuniu grande parte do plantel campeão da Europa de 87 e levou-os à capital austríaca. Uma cidade repleta de boas memórias azuis e brancas.


Veja o plantel do Áustria Viena


Para chegar a esta fase da Liga dos Campeões, o Áustria Viena eliminou os islandeses do FH Hafnarfjordur (1-0 em Viena e 0-0 na Islândia) e os croatas do Dínamo Zagreb (vitória 0-2 fora e derrota 2-3 em casa).


Na liga austríaca, o clube soma três vitórias, dois empates e uma derrota em seis rondas. Ocupa a quarta posição. Depois de vencer o Admira Wacker por 2-0, o Áustria foi copiosamente goledo em Salzburgo: 5-1.


Seguiram-se os empates diante do Ried (3-3) e do Rapid (0-0) e o retorno aos triunfos. 5-0 ao Wiener Neustadt e 1-4 em casa do Wolfsberger AC.


Classificação da liga austríaca


No plantel do Áustria Viena, o maior destaque vai inteirinho para o goleador Marko Stankovic. Aos 27 anos, o avançado leva cinco golos na Bundesliga e é uma ameaça a levar em linha de conta.


Anders Grunwald, um médio interessante de 24 anos, e Tomas Jun, avançado checo muito móvel, são outros nomes importantes ao dispor do treinador Nenad Bjelica, um croata de 42 anos.


Palmarés:


. 24 vezes campeão da Áustria (detentor do título)

. 27 vezes vencedor da Taça da Áustria

. 6 vezes vencedor da Supertaça austríaca

. Finalista vencido da extinta Taça das Taças (1978)