O português Rodolfo Ávila conseguiu este domingo uma vitória na etapa do campeonato asiático de Fórmula Renault, prova que estreou a pista do novo circuito de Xangai, na China.
O próximo palco do primeiro Grande Prémio da China de Fórmula, que terá lugar de 1 a 26 de Setembro, foi considerado «rápido e muito técnico» pelo piloto português que o comparou ao circuito do Barhein. «As curvas exigem uma condução muito técnica e não é muito fácil habituar-se ao circuito», afirmou Ávila.
Desenhado pelo arquitecto Herman Tilker, o novo circuito tem um perímetro de 5,45 quilómetros e 14 curvas que fazem as delicias dos pilotos. A recta mais longa do percurso mede 1.100 metros, onde os veículos podem alcançar a velocidade de 327 km/hora.
Situado a 40 quilómetros do centro da cidade de Xangai, o circuito tem a capacidade para mais de 200 mil espectadores, mas «por motivos de segurança» apenas se venderam 150 mil bilhetes para o Grande Prémio de Setembro, o primeiro a realizar-se na China e que, de acordo com a organização não terá publicidade a quaisquer marcas de cigarros. «Não vai haver painéis publicitários para os cigarros no circuito de Xangai, conforme estabelece a lei chinesa», afirmou Sun Weixing.
Apesar da proibição, ainda não foi definido se os monolugares poderão ou não manter os logótipos das cigarreiras que patrocinam cinco das dez escuderias da Fórmula 1 (Ferrari, Renault, BAR-Honda, McLaren e Jordan.