A SURPRESA
Meia-hora a ver jogar

O Rio Ave partia para esta Supertaça com excelentes referências. Os dois bons jogos com o Gotemburgo valeram a passagem ao «play-off» de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Mesmo sem o admitir em público, os jogadores do Rio Ave sentiriam, por certo, uma secreta esperança de beneficiar de um Benfica traumatizado por uma pré-temporada simplesmente desastrosa. Mas o início do Rio Ave foi tudo menos positivo: quase por milagre a equipa vila-condense passou a meia-hora sem sofrer golos, tantas foram as oportunidades dos benfiquistas. Com o tempo, a equipa de Pedro Martins corrigiu e foi reduzindo o ímpeto ofensivo dos encarnados.

POSITIVO

Cássio, intenso

Apesar do caudal atacante do Benfica, nem teve muitas intervenções a fazer. Mas respondeu sempre bem, com atenção e agilidade. Nos penalties, ainda travou o pontapé de Derley, mas não chegou para contrapor o momento inspirado de Artur na decisão para o Benfica.

Del Valle, inconformado
O venezuelano, de regresso a Vila do Conde após empréstimo ao Paços, foi o mais inconformado num Rio Ave que chegou a ter momentos de desnorte. Perto do intervalo, quase fez o 0-1, em «oferta» de Artur em plena área benfiquista. Obrigou Maxi a fixar-se mais atrás, apesar da vontade do uruguaio de ir mais vezes lá à frente ajudar Salvio. Faltou-lhe o apoio de Hassan para que os estragos na defesa do Benfica fossem maiores.  

Marcelo, arrumado
Numa defesa que chegou a ter fases próximas do pânico, naquela meia-hora inicial de pressão benfiquista, Marcelo foi o elemento que deu algum equilíbrio. Na segunda parte e no prolongamento, então, teve quase sempre tudo sob controlo.

NEGATIVO

Primeira parte
Quase nem conseguiu respirar e pensar, quanto mais jogar, o Rio Ave naquele primeiro tempo. Veio diferente, para melhor, o conjunto de Pedro Martins, levando para os penalties uma final que chegou a parecer facilmente propensa ao Benfica. Mesmo assim, preocupou a falta de capacidade ofensiva do Rio Ave até ao intervalo. No segundo tempo, a equipa vila-condense surgiu mais atrevida, a procurar mais as saídas rápidas, sobretudo pelo seu flanco esquerdo.