Avram Grant trabalhou com José Mourinho no Chelsea, por isso observou de perto o trabalho do novo treinador do Real Madrid. O israelita comentou nesta segunda-feira a chegada do português ao comando técnico do emblema espanhol e acha que o clube de Madrid pode mudar Mourinho: «Gosta de defender, mas sabe que não vai poder fazer isso no Bernabéu.»

Após argumentar que Manuel Pellegrini não teve tempo para montar uma equipa vencedora no Real Madrid, Grant disse que não se sabe qual é o estilo da equipa merengue. «Há oito anos que anda a mudar, desde que Del Bosque saiu, e, para mim, o Madrid dele jogou o melhor futebol dos últimos anos, o problema é que era um tipo que passava despercebido», afirmou.

Foi nesse ponto que a conversa do «AS» com o técnico virou-se para José Mourinho¿que não passa despercebido. «Não sou eu quem vai analisar os seus modos, a sua vontade de entrar no espectáculo, mas não creio que isso o ajude, o que o ajuda é o facto de ser um bom treinador», admitiu Avram Grant.

«Ancelotti conseguiu uma dobradinha, algo que Mourinho nunca obteve no Chelsea, e ninguém fala disso porque o Carlo é tranquilo e vende menos na comunicação social», disse, para depois aprofundar: «Apesar das coisas que se escreveram, desfrutei ter trabalhado com Mourinho. É uma bo pessoa, um técnico organizado, que usar a tecnologia ao serviço do futebol e tem capacidade para analisar os jogos. Eu queria que ele seguisse no Chelsea, não queria substituí-lo.»

Por fim, questões de estilo de jogo: «Toda a gente sabe que, se contratas José Mourinho terá uma certa filosofia. Defensiva? Não me refiro apenas a isso. O seu Chelsea jogou bom futebol, em geral. Falo de um modo de abordar os jogos e as competições. Mourinho é maestro em colocar-se como o mais fraco, o que não é favorito, de treinador que não tem muito a perder porque dirige uma equipa supostamente mais débil.»

Grant continuou e é da opinião de que «Mourinho gosta de defender, sente-se bem assim, mas sabe que não vai poder fazer isso no Bernabéu» e explicou: «Não diria que Mourinho vai mudar de filosofia no Real Madrid, mas sim que o Real Madrid vai acabar por mudar essa mesma filosofia.»

Ora, o entrevistador apenas colocou uma interrogação, de modo a Grant esclarecer o que quis dizer. «Numa equipa como esta não vale apenas vencer. Veja-se Capello, que saiu depois de conseguir um título. O Madrid é imagem, gosto pelo bonito. Se admiramos tanto este clube é pela sua personalidade.»