É azar. O espectador que se lembrou de atirar uma garrafa para a pista em plena final dos 100 metros dos Jogos Olímpicos estava sentado mesmo à frente de uma judoca. Que o neutralizou imediatamente, antes de chegar a segurança para o levar.

A holandesa Edith Bosch, medalha de bronze na categoria -70 kgs, começou por contar o episódio no Twitter: «Um bêbado à minha frente atirou uma garrafa para a pista! Dei-lhe logo... Inacreditável», escreveu Bosch, que acabou por perder a final com a distração: «Raios... E perdi os 100m!»

Depois, confirmou a história ao canal holandês NOS. «Tinha-o visto andar por ali antes e tinha dito a quem estava comigo que era um tipo estranho. Depois atirou a garrafa e eu instantaneamente atingi-o nas costas. Depois foi agarrado pela segurança», conta Bosch: «Mas fez-me perder a final e estou muito triste.»

Sebastian Coe, o presidente do Comité Organizador, vê nesta história uma «justiça poética». «Não estou a sugerir que as pessoas se tornem vigilantes, mas foi uma justiça poética que ele se tenha sentado ao pé de uma judoca. Acho que a expressão é ippon», ironizou o antigo atleta.

A garrafa caiu na pista mesmo por trás dos blocos de partida, quando os atletas se preparavam para a final. Usain Bolt, o vencedor, diz que não deu por nada, mas Justin Gatlin, que venceu a medalha de bronze, apercebeu-se do incidente. «Percebi que havia alguma coisa, mas não o que era. Podia-se ouvir cair uma gota. Temos de bloquear tudo», afirmou após a corrida.

O homem, que tinha comprado bilhete para o Estádio Olímpico, foi detido e levado pela polícia.