A Liga de clubes confirmou há minutos ter sido notificada pela Federação Portuguesa de Futebol do levantamento das suspensão das decisões do Conselho de Justiça devido à invocação do interesse público. Nesse sentido, a Liga admitiu o Boavista a inscrever-se na Liga Vitalis e admitiu o P. Ferreira a jogar na Liga Sagres.
O Boavista terá, para além disso, de entrar em competição já no próximo sábado, num jogo da Carslberg Cup com o Sp. Covilhã, um encontro que já tem aliás hora marcada e árbitro: Pedro Henriques, de Lisboa.
A Comissão Executiva da Liga explicou, em comunicado, os fundamentos da sua decisão. Aqui fica o resumo:
«O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, por despacho de hoje, proferiu resolução fundamentada declarando o interesse público (...)»
«Até que seja proferida decisão final nos processos cautelares acima identificados, nenhum impedimento ou obstáculo existe a que seja dada plena execução aos mencionados três arestos do Conselho de Justiça que, em síntese, vieram confirmar a sanção de descida de divisão aplicada à Boavista Futebol Clube - Futebol SAD pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.»
«Não cabe a esta Comissão Executiva sindicar a validade ou legalidade dos actos proferidos pelos órgãos federativos, nem tão-pouco substituir-se aos tribunais administrativos na apreciação e decisão dos feitos que lhes foram submetidos.»
«Delibera a Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (...):
1. Em execução da selecção disciplinar de descida de divisão que lhe foi aplicada, o Boavista Futebol Clube - Futebol SAD é admitido a participar, na época desportiva 2008/09, na Liga Vitalis.
2. Consequentemente:
a. O Boavista Futebol Clube - Futebol, SAD participará na primeira eliminatória da Carlsberg Cup;
b. O Futebol Clube Paços de Ferreira é admitido a participar, na época desportiva 2008/09, na Liga Sagres e na segunda eliminatória da Carlsberg Cup.»