(este é um daqueles textos de balanço escritos pelo director no final de cada ano. Se quiser saltar e ir já para o que de realmente importante sucedeu em 2007, clique aqui)
Maisfutebol aumentou a sua audiência em cerca de 47 por cento durante o ano que hoje termina e isso permitiu-lhe ascender ao terceiro lugar entre os sites de informação portugueses. Atrás de «A Bola» e «Record», à frente de «O Jogo» e todos os sites generalistas e económicos.
No total, Maisfutebol mostrou em 2007 mais de 156 milhões de páginas, aumento de 30 por cento em relação ao valor do ano anterior.
Isto sucedeu nos mesmos meses em que Maisfutebol avançou para um projecto inédito, o lançamento de um semanário, em papel, impresso e vendido em Angola.
Também em 2007, Maisfutebol lançou dois livros, retratos da Bwin Liga e da Liga Vitalis, no âmbito dos quais os treinadores elegeram os melhores da temporada 2006/07. E neste ano editámos jornais especiais que distribuímos à porta de alguns estádios, em ocasiões relevantes.
Hoje em dia os meios de comunicação tradicionais olham para a internet como uma forma de se rejuvenescerem. Procuram sobretudo audiências mais jovens e tentam adequar o seu fluxo de trabalho a um tempo que não pára. Falam em marcas mais do que em formatos. No Maisfutebol fazemos, desde o primeiro dia, o percurso inverso. Construímos ao minuto uma marca respeitada e versátil e adaptamo-nos com facilidade a qualquer suporte.
Tudo isto é conseguido com a mais pequena redacção dos jornais desportivos portugueses. Um grupo de jornalistas que soube sempre responder aos desafios e compreender as alterações.
Para todos os projectos editoriais IOL este foi o ano do vídeo. Produziram-se mais de 100 horas de reportagens, entrevistas, notícias e chats. Da música ao cinema, na informação económica e generalista. O desporto não ficou atrás e a entrevista de José António Camacho foi mesmo a primeira do treinador do Benfica em Portugal. Um exclusivo multimédia, referido em outros sites, jornais, rádios e televisões.
No sétimo ano de vida, Maisfutebol reforçou o estatuto de referência na informação desportiva portuguesa. Com cerca de 80 mil visitantes diferentes todos os dias, o jornal cresceu em Portugal, claro, mas também em países lusófonos como Brasil, Moçambique, Angola e Cabo Verde. Na Europa, registo para o número de utilizadores de França, Espanha e Inglaterra.
Para 2008 os nossos desejos são simples: continuar a crescer, mantendo os princípios que nos orientam desde o primeiro dia, 5 de Junho de 2000.
Continuaremos a investir nos trabalhos em vídeo, assegurando que a actualização da informação manterá o ritmo que caracteriza o Maisfutebol. Quem nos conhece há tempo suficiente sabe que mantemos uma distância crítica das fontes, a necessária para garantir independência. Sabe também que apreciamos tanto os temas mais sérios como as boas estórias. A nossa opinião é por vezes forte, quase sempre directa e nunca olha a cores.
Somos jornalistas. Mas antes de sermos jornalistas já éramos pessoas que gostavam muito de desporto. Em 2008, como nos anos anteriores, a nossa principal preocupação será trazer-lhe o que de mais importante se passa. Esteja o leitor onde estiver.
Se por acaso chegou até aqui é porque tem muita paciência. Reveja então o momento do ano e entre feliz em 2008. Abraço e muito obrigado.