Francis Obikwelu é a grande figura de Portugal no oitavo dia dos Jogos Olímpicos, uma vez que vai disputar o acesso à final dos 100m a partir das 13h13 deste sábado. O velocista português, recordista europeu com 9,86 segundos, vai correr a segunda meia-final ao lado de outro candidato ao pódio, o norte-americano Tyson Gay, que esta época obteve já a sua melhor marca de sempre, ou seja, 9,77, por oposição aos 10,04 de Obikwelu.
O jamaicano Asafa Powell (9,82), o norte-americano Darvis Patton (9,89) e o tobaguenho Richard Thompson (9,93) encontram-se entre os principais adversários de Francis Obikwelu, uma vez que apenas os quatro primeiros de cada uma das duas eliminatórias se qualificam directamente para a final, prevista para as 15h30 de Portugal continental.
Mas antes de Francis Obikwelu, o atletismo nacional apresenta-se com os irmãos João e Sérgio Vieira na final dos 20km Marcha, a partir das 02h da madrugada. O primeiro foi 10º classificado em Atenas 2004 e 25º no Mundial de Osaka, enquanto o segundo estreia-se na competição.
Segue-se o jovem madeirense Alberto Paulo na primeira ronda dos 3000m Obstáculos, às 02h20, ele que foi o último português a garantir o apuramento para os Jogos. Apenas os quatro primeiros de cada uma das três séries - Alberto Paulo corre na primeira - e os restantes quatro melhores tempos seguem em frente. Alberto Paulo tem a 52ª melhor marca mundial e a 11ª entre os 13 da sua eliminatória.
Às 03h10 é a vez de Sandra Tavares, no Salto com Vara, disputar a qualificação entre 36 concorrentes. 4,60 metros é a altura mínima para o apuramento, sendo 4,35 o recorde pessoal da atleta portuguesa. A recordista mundial Elena Isinbaeva, com 5,04, vai competir na mesma eliminatória.
Os estreantes Ana Rente e Diogo Ganchinho estreiam-se no trampolim individual, às 04h e 05h14, respectivamente. Cada um tem duas séries de exercícios de qualificação pela frente e passam à final os 16 melhores, oito para cada lado.
A dupla Pedro Fraga e Nuno Mendes, em LM2x, vai disputar a final B do remo, que define a classificação entre o sétimo e o 12º posto, depois de terem falhado esta sexta-feira a presença na final.
A vela prossegue com todos os portugueses em prova e a perspectiva do regresso à normalidade no número de corridas a realizar, depois dos atrasos dos últimos dias provocados pelo mau tempo. Álvaro Marinho e Miguel Nunes, em 470, devem garantir neste dia o apuramento para a Medal Race, uma vez que disputam as últimas regatas (8, 9 e 10) de apuramento para a final partindo no terceiro lugar da geral.
Quanto aos restantes, Afonso Domingos e Bernardo Santos, em Star, disputam as regatas 2,3 e 4; Gustavo Lima, em Laser, as 5, 6 e 7; Jorge Lima e Francisco Andrade, em 49er, as 10, 11 e 12; e, por fim, João Rodrigues, em RS:X, as 6, 7 e 8.