Todos os olhos do planeta futebol estavam concentrado no duelo muito particular entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Kaká, Xavi e Fernando Torres, restantes candidatos ao prémio de melhor jogador de 2008 para a FIFA, representaram na perfeição o papel de meros figurantes. O duelo que todos ansiavam estava definido já há várias semanas.
O Maisfutebol olha agora para o que cada um deles, Ronaldo e Messi, logrou atingir no ano transacto. E a balança, sem partidarismos, pende claramente para o internacional português. Efectivamente, até Maio o ano de Cristiano Ronaldo foi praticamente perfeito.

Além dos 42 golos apontados em todas as competições, venceu a Liga dos Campeões, a Premier League e conquistou todos os prémios individuais que podia conquistar. Contra si jogava a eliminação de Portugal nos quartos-de-final do Euro e a lesão que lhe roubou dois meses de competição.

Veja algumas das melhores fotos de Ronaldo e dos adversários em 2008.
A partir de Setembro, Lionel Messi passou a carregar o estatuto de fenómeno do ano, mas o argentino perdera antes meses a mais na sombra de Cristiano Ronaldo. O argentino conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, é certo, mas na liga espanhola não foi além do terceiro posto e somente alcançou as meias-finais da Champions.
Não podemos também esquecer o forte indicador que foi a atribuição do Ballon d¿Or a Ronaldo. Após esse triunfo, poucos duvidaram que o português iria ser consagrado neste dia 12 de Janeiro pela FIFA.
Ronaldo vs. Messi em 2008:
Cristiano Ronaldo
Vencedor da Liga dos Campeões
Melhor marcador da Liga dos Campeões
Melhor Jogador das competições da UEFA
Melhor Avançado das competições da UEFA
Bota de Ouro europeu
Campeão inglês
Melhor Jogador da Premier League para adeptos, jornalistas e futebolistas
Melhor marcador da Premier League
Equipa do ano da Premier League
Quartos-de-final do Euro-2008
Bola de Ouro da «France Football»
Jogador do ano da revista «World Soccer»
Onze de Ouro do jornal «L¿Équipe»
Lionel Messi
Campeão olímpico
Meias-finais da Liga dos Campeões
3º classificado na liga espanhola
Onze de Ouro do jornal «L¿Équipe»