Balakov foi companheiro de Figo durante cinco épocas. O búlgaro conheceu o atleta do Inter tinha este ainda 17 anos e, já nessa altura, diz que era fácil prever um futuro brilhante para o português, que coleccionou títulos colectivos e individuais. Em conversa com o Maisfutebol/TVI, Balakov apontou que o extremo, de 35 anos, ainda está em boas condições físicas e que ainda poderia participar no Euro-2008: «Um jogador como o Figo tem sempre lugar numa selecção como a de Portugal. Mas isso é uma decisão do treinador e eu não sou seleccionador de Portugal.»
Números desta época
Balakov não rejeita regresso ao Sporting
Em 2000, Figo venceu a Bola de Ouro, atribuída pela France Football, e em 2001 foi considerado o melhor do Mundo, pela FIFA. Balakov fala da forma como viu a ascensão do menino que era uma promessa e se tornou numa estrela do futebol internacional: «Conseguiu construir uma boa carreira. Tem uma grande personalidade, algo que notei quando estava no Sporting, porque ainda joguei com ele. Era jovem, mas tinha já personalidade de um grande jogador e de alguém que sabe o que faz. Figo será, por certo, alguém muito importante para o futebol português no futuro.»
Os dois jogadores saíram do Sporting em 1995 e deixaram apenas um título conquistado para trás, uma Taça de Portugal. Depois disso, Figo ganhou vários troféus e o búlgaro acredita que o futuro de Figo deverá manter-se na rota do sucesso. Portugal poderá beneficiar das experiências do médio, aponta: «Não sei se quer continuar no futebol, mas com a sua personalidade e com o sucesso que atingiu será muito útil a Portugal, se decidir continuar ligado ao futebol, como dirigente ou noutra posição.»