Mais um dia incrível no Mundial, com três jogos recheados de emoção, mudanças no marcador e grandes exibições. Só o Grécia-Japão destoou, mas Fernando Santos lá conseguiu um ponto, depois de ter jogado muito tempo com menos um elemento. 

Mas o que nos fica na memória deste oitavo dia de campeonato do mundo é o fantástico Uruguai-Inglaterra, com Luis Suarez a destruir as aspirações de Inglaterra, que ficam à espera do Itália-Costa Rica para não serem já eliminados. Para a equipa de Roy Hodgson resta que os italianos vençam e depois terão de triunfar sobre a  Costa do Marfim na última jornada, esperando ser mais fortes na diferença de golos.

Num campeonato em que as equipas do continente americano estão por cima, o Uruguai provou que ainda tem muito para dar e que aquela derrota com a Costa Rica não foi mais do que um percalço. Com Luis Suarez na equipa, tudo mudou, e a equipa de Oscar Tabarez passou a ser um adversário letal e disposto a morrer em campo. O triunfo sobre a Inglaterra alimenta a esperança e baralha as contas do apuramento no Grupo D, o que só vem aumentar a expetativa em relação ao jogo desta sexta-feira entre italianos e costa-riquenhos, que se realiza na Arena Pernambuco, em Recife, pelas 17h. Mais emoções à nossa espera.

Confira a ficha do jogo e a crónica do Uruguai-Inglaterra (2-0)

Não tão entusiasmante, devido ao domínio de uma das seleções, o Colômbia-Costa do Marfim serviu para confirmar o bom estado de forma da formação sul-americana, que contou com golos de James Rodriguez e Quintero, dois jogadores com «alma de dragão» e que são amigos desde infância. James abriu o marcador com um golo de cabeça e o médio do FC Porto ampliou o marcador num mortífero contra-ataque.

A Costa do Marfim foi um duro adversário, mas raramente conseguiu atingir o nível dos colombianos, ainda que tenha reduzido o marcador numa jogada individual de belo efeito concluída por Gervinho. Os africanos mantêm, porém, a esperança de apuramento, enquanto a equipa de James, Quintero, James e Guarin já tem presença garantida na segunda fase.

Confira a ficha do jogo e a crónica do Colômbia-Costa do Marfim (2-1)

O pior ficou guardado para o fim, com um mal jogado Japão-Grécia, que teve muita luta e oportunidades junto das balizas, mas pouca qualidade geral. A equipa de Fernando Santos viu-se reduzida a dez elementos ainda na primeira parte, devido a expulsão de Katsouranis, mas nunca desistiu de jogar e até esteve perto de marcar, quase sempre em bolas paradas

Os japoneses reagiram, mas foram ingénuos e acima de tudo tremendamente perdulários perante a baliza adversária, tendo agora de vencer a Colômbia na última jornada, se ainda querem garantir o apuramento para a próxima fase. A Grécia ainda não está afastada, mas na última jornada tem de lutar com a Costa do Marfim por uma vaga. 

Confira a ficha do jogo do Japão-Grécia


A FIGURA DO DIA - Luís Suárez. Simplesmente brilhante. Depois de ter falhado o primeiro jogo com a Costa Rica, o avançado apresentou-se a titular contra Inglaterra e, apesar de ainda não estar na sua forma ideal, destruiu o adversário com dois golos de execução técnica perfeita.

Suárez sofreu no banco na primeira jornada, sentiu-se impotente por não ter pernas para ajudar a sua equipa, que caia com estrondo aos pés da Costa Rica. Correram mundo as imagens que o mostravam com as mãos na cabeça, desolado. Criticado por muitos, continuou no seu caminho e convenceu Oscar Tabarez a dar-lhe a titulares nesta quinta-feira. Sem aquela atitude guerreia a que nos habituou, apostou no posicionamento e fez a diferença, precisando de apenas dois remates para resolver o jogo.

Neste Mundial já é difícil encontrar adjetivos para caracterizar os jogos a que temos assistido. São tantos os momentos incríveis, inesquecíveis, que nos fazem vibrar. O que se passou entre o Uruguai e a Inglaterra é apenas mais um episódio, ainda por cima com Luis Suarez, uma das grandes figuras do Liverpool na última época, a ser o carrasco dos seus colegas, como Steven Gerrard, que foi responsabilizado pelos ingleses no 2-1 decisivo.

Se no Liverpool sofreram juntos depois de terem perdido a luta pelo título, com o «capitão» a consolar o avançado; agora foi a vez de Suarez abraçar o infeliz médio, num gesto apreciado pelo próprio clube.

O avançado não escondeu a emoção por ter conseguido dar um contributo decisivo à sua seleção e deixou correr as lágrimas durante e após o jogo. Já no balneário, gravou um vídeo de agradecimento, prometendo mais luta para o jogo com a Itália.



A FRASE - «Toda a gente viu Ronaldo com gelo». José Mourinho não gostou de ver o treino da Seleção aberto adeptos e transmitido em direto na televisão, especialmente porque toda a gente viu a condição em que estava Cristiano Ronaldo. «Não percebo por que Portugal teve um treino em frente a 10 mil pessoas. Vi o treino em direto no meu escritório, é algo que não percebo. Por causa disso, toda a gente viu que Ronaldo estava com gelo no joelho, mas penso que não há problema», afirmou ao portal Yahoo

O NÚMERO - 760 minutos. Foi o tempo que Wayne Rooney necessitou para marcar um golo num campeonato do mundo. O jogador de 28 anos rematou 28 vezes em Mundiais e apenas por oito vezes acertou na baliza. O golo do empate com o Uruguai de nada serviu, porque dez minutos depois Luis Suarez marcaria o 2-1, mas este foi o 40º golo do avançado do Manchester United em 94 jogos pela seleção.

O CASO - 61 minutos de jogo no Uruguai-Inglaterra, Sterling acerta sem intenção com o joelho na cabeça de Álvaro Pereira e o ex-portista desmaia. Assistido pela equipa médica, é aconselhada a substituição, mas o defesa recusa-se a sair e acaba por fazer os 90 minutos. A explicação veio no final da partida: «Sabíamos que era um jogo de vida ou de morte, porque se não tivéssemos um resultado positivo ficaríamos fora. Confesso que desmaiei durante algum tempo, levei uma joelhada na cabeça e ainda está a doer, mas vou-me tratar e descansar. Estava com o corpo quente e vontade de ajudar a equipa, por isso quis regressar ao campo. Primeiro está a Celeste, antes de mais nada».

O Campeonato do Mundo segue sem interrupções. Nova dose de emoções nesta sexta-feira. Veja aqui o que se vai passar.