Ponto final parágrafo na carreira de Michael Ballack na selecção da Alemanha. Depois de uma reunião com o experiente jogador, o seleccionador Joachim Löw colocou tudo em pratos limpos, agradecendo todos os «serviços» que o médio prestou à selecção e agendando um jogo de despedida para Agosto, com o Brasil, numa última partida em que Ballack vai jogar com o número 99, o número de internacionalizações com que vai interromper a sua carreira internacional.

O jogador do Bayer Leverkusen já não vinha sendo chamado para os últimos jogos da «Mannschaft», que por lesões, quer mesmo por opção de Löw que, depois do último Campeonato do Mundo, tem vindo a renovar a equipa. O seu último jogo na selecção foi há mais de um ano, em Março de 2010, num particular com a Argentina, na preparação pata o Mundial da África do Sul que viria a falhar por uma lesão ao serviço do Chelsea.

«Nos últimos meses têm aparecido em destaque muitos os jogadores jovens que nos dão boas perspectivas de futuro. Depois de várias conversas com o Michael é agora tempo, antes de começar o Campeonato da Europa, de assumir uma posição clara. Nas nossas conversas, senti que o Micahel tinha alguma simpatia pelo nosso ponto de vista. No interesse de todos é, portanto, uma decisão honesta, clara e apropriada», explica Joachim Löw no site da federação alemã.

Apesar de tudo, Löw não esquece o contributo que o «capitão» deu à selecção nos últimos anos, com um total de 98 jogos e 42 golos. «O Michael foi durante uma década um jogador muito importante, um líder da equipa, com um tremendo peso nos sucessos que tivemos desde 2002. Marcou uma era», destaca ainda o seleccionador.

A federação alemã também anunciou que pretende homenagear Ballack com um último jogo, já marcado para 10 de Agosto, frente ao Brasil, em Estugarda.