José Mourinho era primeira opção para treinar o Barcelona em 2008, antes do clube optar por Pep Guardiola por considerar que o treinador português podia trazer demasiado «stress» para a equipa. A revelação é de Ferrán Soriano, antigo vice-presidente do clube catalão, numa entrevista à «Eurosport Itália».

«Sim. Mourinho era o escolhido antes de Pep, posso confirmar isso. Mourinho é um grande treinador e tem tido um enorme êxito na sua carreira», destacou o antigo dirigente, antes de avançar mais detalhes. «Ele tinha trabalhado anteriormente no Barcelona» e «sabia como jogar» no Barça, destacou ainda, antes de explicar porque é que o clube retrocedeu. «Basta ver como jogava seu o Inter Milão ou o Real Madrid para perceber que o seu futebol é completamente diferente», destacou.

Além disso, o dirigente considera que Mourinho «tem um nível de stress muito elevado». «Foi por isso que decidimos não o contratar. E ele aceitou como um profissional», destacou ainda. Quanto ao atual Barça de Guardiola, Soriano diz que «é um produto de oito anos de trabalho. O desenho da equipa estava preparado para alcançar as meias-finais ou a final da Liga dos Campeões, bem como lutar sempre pelos título na liga e na Taça do Rei», referiu.

O dirigente explicou que o objetivo do Barça, na altura, era conquistar um título todos os anos e, nesse sentido, a era de Guardiola foi um êxito excecional. «Falando só de títulos importantes, o Barça ganhou três campeonatos, duas Liga dos Campeões e uma Taça do Rei que ainda podem ser duas. Podes ganhar sete títulos em quatro anos, mas quatro teriam sido mais do que suficientes. Neste sentido, podemos dizer que o Barça tem uma margem de três temporadas que podem ser menos produtivas», acrescentou.

Quanto ao treinador para a próxima temporada, Tito Vilanova, Soriano diz que parte em melhores condições do que aquelas que Guardiola encontrou. «A chegada de Vilanova vai trazer mais motivação. Guardiola é um génio e é impossível substituí-lo, Vilanova terá de trabalhar com o seu estilo próprio, mantendo a filosofia do clube», referiu ainda.