O Barcelona goleou o Málaga por 4-1, num jogo marcado por duas grandes penalidades polémicas e convertidas por Messi, que, com um «hat-trick» final, entrou para a história dos goleadores do futebol europeu. No regresso a Camp Nou, depois do anúncio da saída de Pep Guardiola no fim da época, fica o consolo de não terem antecipado a festa do Real Madrid.

O argentino marcou o primeiro penalty aos 35 minutos, a punir falta sobre Iniesta, que, todavia, foi fora da área. Na segunda parte, aos 59, Duda parece jogar apenas a bola, mas a queda de Messi não deixou dúvidas ao árbitro que assinalou o castigo máximo. Messi bisou, mas não ficaria por ali.

Um passe fantástico de Iniesta (que também assistiu Puyol), aos 65 minutos, deixou Messi nas «barbas» de Kameni, que aproveitou a saída do guarda-redes camaronês para picar a bola para o seu terceiro golo, o 68º da temporada (mais um que o até então recordista alemão Gerd Muller), o 46º no campeonato (mais três que Cristiano Ronaldo).

Um resultado que parece fácil mas que começou difícil. Na primeira parte, aos 26 minutos, o venezuelano Rondón não se intimidou com Puyol ali bem do lado e empatara de cabeça, após um cruzamento excecional do capitão Gámez. Isto já depois de o português Duda ter acertado no poste esquerdo da baliza de Pinto, na marcação de um livre (11m).

O Barcelona marcara primeiro precisamente por Puyol, aos 13 minutos, assistido por Iniesta.

Duda esteve em destaque no Málaga, pela participação nas melhores jogadas de golo, sobretudo na primeira parte. Além de acertar no poste, serviu Rondón para um bis que não chegou a acontecer e obrigou Pinto a defesa apertada e incompleta. No segundo tempo ficou ligado ao segundo penalty.

Com esta vitória, e vão 108 golos no campeonato para os catalães, que bateram já o recorde da temporada 2008/09 (105). Também Messi passou a liderar os goleadores da prova, com 46 golos, mais três que Cristiano Ronaldo, que joga mais tarde.

Do lado do Málaga, destaque ainda para a titularidade de outro português, Eliseu. A derrota da equipa andaluz, atual quarta classificada, só não compromete a participação na Champions neste momento, uma vez que o Levante também perdeu.

CLASSIFICAÇÃO DA LIGA ESPANHOLA

Equipas:

BARCELONA

Pinto; Alves, Puyol (Bartra, 68), Mascherano e Adriano; Cesc, Keita e Iniesta (Afellay, 76); Cuenca, Messi e Pedro (Tello, 84)

Suplentes não utilizados: Valdés, Montoya, Busquets e Thiago

MÁLAGA

Kameni; Jesús Gámez, Sergio Sánchez, Demichelis e Eliseu; Camacho e Duda; Portillo, Buonanotte (Seba Fernández, 61) e Cazorla (Recio, 69); Rondón (Van Nistelrooy, 61)

Suplentes: Rúben, Weligton, Monreal e Joaquín