Johan Cruijff afirmou que a vitória do Barcelona frente ao Racing Santander (4-0), da 23.ª jornada da Liga espanhola, foi «o pior jogo da era Guardiola». Segundo a antiga estrela holandesa não nos podemos deixar enganar pelo resultado final, tendo em conta a forma como os restantes golos foram marcados.
«Se analisarmos os quatro golos, só o do Marquez é que se aproveita. E foi de livre directo e não de jogada corrida», afirma Cruijjf, no artigo semanal que publica no jornal Periódico da Catalunha.
Para o técnico da selecção da Catalunha foram cometidos os mesmos erros do jogo com o Atlético de Madrid (2-1), da jornada anterior. «A diferença reside na qualidade dos jogadores de um e outro rival. O Barça foi o mesmo. Como no Calderón, as combinações surgiam a conta-gotas. Outra vez muita condução de bola. Outra vez uma multiplicidade de passes perdidos. No futebol tem de ser jogar ao primeiro toque.»
Depois de criticar as recentes exibições do Barcelona, o holandês altera radicalmente o assunto em discussão e mostra-se satisfeito com a «possibilidade da alteração de cartão vermelho para amarelo nas situações em que o jogador comete falta sobre o último atacante no interior da área». «Em lugar de penalty e expulsão, penalty e amarelo. Por si, um penalty já é um castigo suficiente. Muitos jogos estragam-se precisamente por essa expulsão», conclui.