O Barcelona garantiu o melhor arranque de sempre na Liga espanhola, ultrapassando o registo do Real Madrid de Radomir Antic em 1991/92. Neste sábado, a formação catalã contabilizou o seu 13º triunfo em 14 jornadas, com um empate pelo meio. Um registo sem paralelo na história da competição.

Antes de receber o Benfica, a equipa de Tito Vilanova goleou o At. Bilbao por 5-1. Leo Messi marcou dois golos e ficou a apenas um do record de Gerd Muller. O alemão balançou as redes por 85 vezes em 1972. Quarenta anos depois, Messi leva já 84 golos.

Face à lesão de Daniel Alves, o treinador do Barcelona apostou no esquerdino Adriano para o lado direito da defesa. Puyol e David Villa ficaram no banco de suplentes.

Numa primeira parte com sentido único, o Barça chegou à vantagem com naturalidade. Piqué inaugurou na sequência de um canto. Cesc Fabregas rematou para defesa incompleta de Iraizoz e o central fez a recarga com êxito.

Aos 25 minutos, o Barcelona já vencia por 2-0. Na sequência de um lançamento longo, Messi recebeu a bola na área, passou pelo guarda-redes do At. Bilbao e atirou à baliza.

Amorebieta fez o corte e acabou por introduzir a bola no fundo das próprias redes. Contudo, para o Maisfutebol, o golo é de Messi, uma vez que o remate já levara o esférico na direção da baliza.

Assim sendo, Leo Messi chega aos 83 golos em 2012 e está a apenas dois do histórico recorde de Gerd Muller em 1972 (85 golos).

O argentino marca pelo sexto jogo consecutivo. E esteve perto do bis ainda na primeira parte, quando atirou à trave (a bola parece bater depois já para lá da linha de golo, mas o árbitro mandou seguir).

Em cima do intervalo, o adaptado Adriano surgiu no sítio certo para fazer o 3-0. Vantagem natural dos catalães.

O segundo tempo trouxe mais do tempo, embora tivesse surgido o tempo de honra da formação visitante. Ibai Gómez reduziu a desvantagem ao minuto 65, já depois de Cesc Fabregas ter feito o quarto para o Barça.

Faltava o bis de Leo Messi, o quinto consecutivo! O argentino voltaria a marcar pouco depois, numa jogada de insistência e com o pé direito, em arco. Até final, os companheiros de equipa procuraram ainda servir o avançado para o hat-trick, sem sucesso.

O Barcelona apresentou o seguinte onze: Víctor Valdés, Adriano (Montoya, 73m), Piqué, Mascherano, Alba; Sergio Busquets (Song, 74m), Xavi, Cesc Fabregas; Pedro, Messi e Iniesta (Thiago Alcântara, 73m).



[artigo atualizado]