AO VIVO

De um lado, os espanhóis do Barcelona, com um senhor futebol, uma constelação de estrelas que se entende cada vez melhor, um treinador ambicioso e determinado até mais não, uma equipa que adora presentear os adeptos com golos. Muitos golos.

Do outro, os ingleses do Chelsea, pragmáticos mas eficazes quanto baste, comandados por um mestre, liderados por jogadores de calibre mundial que, além de decidirem um jogo num lance, estão revestidos de uma capacidade lutadora e solidária como poucas equipas mostraram esta temporada.

Os blaugraná deixaram pelo caminho o Bayern de Munique com um jogo fabuloso no relvado desta noite (4-0) e uma partida controlada na segunda-mão (1-1). Um 5-1 total ao colosso alemão na eliminatória que se esperava mais equilibrada. Aí está o segredo dos comandados de Guardiola: gostam de surpreender. Quando se elogia o momento, fazem por mostrar ainda mais.

Já os blues tiveram uma luta renhida para atingir as meias-finais. O duelo com o Liverpool foi disputado até ao último segundo. Literalmente. O Chelsea foi a Anfield Road vencer na primeira mão dos quartos de final (3-1) mas desperdiçou a vantagem no primeiro tempo do jogo caseiro. O Liverpool chegou aos 2-0 e igualou a contenda, só que os londrinos inspiraram-se com as palavras do treinador ao intervalo e «renasceram. A batalha de Stamford Brigde terminou nuns alucinantes 4-4 e com o Chelsea a passar à fase seguinte da competição.

Esta noite, Messi contra Bosingwa é, provavelmente, o duelo mais esperado. O astro argentino está no esplendor do seu futebol e parte defesas a dois toques, como se fosse fácil. O internacional português demonstra confiança, pelo que vamos ter, seguramente, um confronto interessante.

A questão principal é que os holofotes de Camp Nou se dividem. São obrigados a tal. Há outros duelos igualmente atraentes. Samuel Eto¿o cara a cara com John Terry. Xavi em disputa com Frank Lampard. Iniesta frente a Ballack. Puyol com Anelka. Rafael Márquez e Drogba. Estrelas em cada metro quadrado de terreno.

Resta saber se alguma é cadente ou o relvado da Catalunha vai ter brilho incessante durante os 90 minutos.