O Barcelona inaugurou esta quinta-feira as novas instalações da sua escola de formação. «La Masia», como é conhecida, passará agora a estar situada na Cidade Desportiva Joan Gamper onde diariamente trabalha a equipa orientada por Pep Guardiola.

Desta escola, que agora conhece novas condições de trabalho, saíram já numerosos talentos. Lionel Messi, o melhor jogador do Mundo, é o maior símbolo da formação «blaugrana», mas quase a totalidade da actual equipa do Barcelona também dali saiu: Valdés, Puyol, Piqué, Xavi, Iniesta, Busquets, Fàbregas, Thiago e Pedro tiveram a mesma formação. Tal como os reforços desta época de Benfica e Sporting, Nolito e Jeffrén, respectivamente.

Para o director da academia, Carles Folguera, o clube vê em «La Masia» o futuro e por isso aposta nela. O Barcelona quer continuar a «usufruir da excelência da sua cantera» e tentar construir um futuro semelhante ao actual: equipa da formação e triunfos nacionais e internacionais. E, por isso, tenta mostrar aos jovens jogadores que o Barcelona é o clube certo desde que ali chegam e que o objectivo da escola é levá-los a jogar numa das melhores equipas do Mundo, a equipa principal do clube.

«Tentamos que percebam que este é o caminho, que estar aqui lhes dá a oportunidade de subir à primeira equipa e que estão no clube certo», referiu Folguera, que sublinhou que não é só da formação de talento que vive «La Masia»: «Aqui terão também condições de fortalecer o valor da amizade, que é aquilo que mais une todos aqueles que por aqui passam.»