O Barcelona, campeão da Europa, não foi além de um empate sem golos frente aos croatas do Hajduk Split que contou com o português Ruben Lima entre os titulares. No primeiro teste da pré-temporada, Pep Guardiola apresentou uma equipa de recurso, sem as principais estrelas da constelação «blaugrenat».

Xavi, Piqué, Pedro e Puyol não viajaram com a equipa para Split, enquanto Messi e o reforço Alexis Sánchez estão ainda de férias. Neste quadro, Guardiola construiu um onze com vários jogadores da segunda equipa, num jogo em que o Barça nunca se conseguiu impor.

No primeiro onze entraram Valdés, Fontàs, Thiago Alcántara, Keita, Afellay e Villa da primeira equipa, numa primeira parte com poucas oportunidades de golo. No segundo tempo, Guardiola lançou um novo onze, novamente um misto entre jogadores da equipa principal e da equipa B, mas o Hajduk, que festejava o seu centenário, conseguiu anular o campeão espanhol.

O Barcelona vai agora participar na Taça Audi, na Alemanha, antes da digressão aos Estados Unidos. O primeiro jogo oficial será com o F.C. Porto, na Supertaça Europeia, marcada para 26 de Agosto, para o Mónaco.