Johan Cruijjf não entende como o Barcelona pode combinar o seu estilo de jogo coletivo e de futebol apoiado com a presença de jogadores individualistas como Messi, Neymar e Luis Suarez, que acaba de se juntar à lista de mega-estrelas dos catalães.

O antigo jogador e treinador holandês fez a análise num artigo de opinião no De Telegraaf, onde começou por contestar o jogo defensivo que marcou a reta final do Mundial 2014. «Acho lamentável que tenham escolhido esse caminho, quando países como a Argentina, o Brasil e a Holanda têm jogadores suficientes para o fazer de forma diferente», defende, acrescentando que, apenas por isso, ficou feliz pela Alemanha: «Praticou o melhor futebol. Tal como Bayern, demonstrou que ainda se podem conseguir grandes vitórias com futebol atrativo.»

De seguida, Cruijff lamenta que o Barcelona esteja a distanciar-se desse caminho. «Sinto isso sobretudo depois da contratação de Luis Suarez. Um excelente jogador, mas com personalidade forte. Não vejo como uma equipa pode juntar Messi, Neymar e Suárez e ainda assim fazer bom jogo coletivo. São três individualistas.»