Rivaldo não tinha boa relação com Van Gaal no Barcelona e revelou, em entrevista ao jornal «As», que se entendia melhor com Mourinho, adjunto do holandês.

«Com Mourinho dava-me bem. Era muito próximo, melhor pessoa. Eu entendia-me melhor com ele do que com Van Gaal», contou o brasileiro, que recordou o momento da rutura com o treinador holandês.

«Joguei três anos na ala esquerda e eu sempre fui um 10, não um 11. Rebelei-me e, num jogo com o Atlético Madrid, mudei e ele chateou-se», recordou Rivaldo.

«Então falei com Mourinho, que era adjunto, para esclarecer as coisas. Eu não queria jogar mais pela ala. Era-me indiferente se ficava de fora», frisou, lembrando que «foi um tempo difícil, de muita polémica».

«Com Mourinho entendia-me, com Van Gaal não», voltou a dizer, garantindo: «Não tenho nada contra ele. É um grande treinador, mas tem uma forma de ver o futebol diferente da minha», disse ainda Rivaldo.

Questionado sobre se é complicado que um brasileiro se entenda com um holandês, afirmou: «Se o holandês for Van Gaal… São coisas que acontecem. É um choque cultural e é importante que o treinador aceite que não sabe de todo. Por exemplo, quem sabe o que tem que fazer em campo é Messi, não um treinador. Entendo que às vezes é preciso obedecer, mas é fundamentel ser natural».