Cuidado: Joey Barton voltou a atacar. O «enfant terrible» do futebol inglês falou no evento «Leaders Sports Summit». O agora médio do Queens Park Rangers até garantiu «não querer desrespeitar Alex Ferguson», que considera ser «um grande manager», mas separou essa parte com o trabalho no relvado.

«Sir Alex não conseguiria preparar um treino mesmo que a sua vida dependesse disso. Ele era um bom manager, mas para treinador de campo não servia. Nem os cones punha. Há uma grande diferença entre ser manager e ser treinador ». Joey Barton ao seu melhor.

Muito crítico sobre o atual estado do futebol inglês, Barton disse uma asneira para classificar a qualidade da seleção inglesa: «S***»

Essa mesmo, uma palavra de quatro letras que, na língua de Shakespeare, começa com um «s» e termina com um «t».

Barton seguiu ao estilo e chamou «arcaica» à FA, a federação inglesa, acusando-a de não estar a promover a formação de jovens talentos: «Não creio que tenhamos grandes jogadores ingleses. Ganharam títulos, mas não são grandes jogadores. Jogam é ao lado de grandes jogadores estrangeiros».

Quem escapou ao serrote de Barton foi Mourinho. Isto porque o médio do QPR foi crítico da forma como os treinadores ingleses gerem os seus jogadores, fazendo o contraponto com o técnico português do Chelsea: «Vejam o que Mourinho faz com Lampard e Terry, ou Benitez com Gerrard. Quando vão à seleção parece que desaparecem. Estamos a dar bons jogadores a medíocres treinadores ingleses».