O Benfica empatou nesta quarta-feira a duas bolas diante do Basileia, em partida da 2.ª jornada do Grupo A da Youth League.

Na Suíça, as jovens águias procuravam dar o mote para os seniores, que iriam entrar em campo mais tarde, e ao mesmo tempo aproveitar o embalo da goleada aplicada ao CSKA Moscovo na ronda inaugural (5-1).

Do outro lado, a pressão da derrota na partida anterior obrigou o Basileia a assumir as rédeas do encontro logo após o apito inicial, mas acabou por conceder um golo ainda bem cedo.

Aos 23 minutos, na sequência de um canto batido por João Filipe, Gonçalo Loureiro inaugurou o marcador para os encarnados.

O golo sofrido ainda cedo fez o treinador do Basileia mudar de ideias quanto à estratégia a adotar e em bom tempo que isso aconteceu, como iria revelar-se mais tarde.

À meia-hora de jogo, no Basileia saiu Liechti, entrou Vesco, e o mesmo Vesco iria igualar a partida nove minutos mais tarde (32'), após um livre batido por Pululu.

A igualdade ao intervalo deixava perspetivas de um jogo intenso na segunda parte, algo que realmente veio a acontecer.

FILME DO JOGO

O segundo tempo começou praticamente com o golo do Basileia. Okafor carimbou a reviravolta no marcador aos 53', para alegria dos adeptos suíços.

Ao ver o resultado escapar-lhe das mãos, o Benfica apostou todas as fichas no ataque, consciente das consequências que isso poderia trazer.

O jogo ficou, portanto, bem mais repartido, com oportunidades para ambas as equipas.

Na reta final, os encarnados ganharam consistência ofensiva e começaram a chegar com maior perigo à baliza de Pukaj. Quando tudo parecia encaminhado para a vitória da equipa da casa, o Benfica conseguiu chegar ao empate, em cima do apito final.

Gonçalo Loureiro, central de posição, tornou-se figura da partida ao «bisar» e a garantir um ponto precioso na luta pelo apuramento.

O empate atrasou as águias na corrida pela liderança, que ficou agora a dois pontos, face à vitória do Manchester United no reduto do CSKA Moscovo (1-2), mas foi um mal menor para um jogo que esteve bem perto de ter um desfecho infeliz para a equipa portuguesa.