João Gomes vai ter a noite mais longa da sua vida. Esta quinta-feira, madrugada em Portugal, o jogador do Barreirense fica a saber se é escolhido no «draft» da NBA, a Liga norte-americana de basquetebol profissional.
«Betinho», como é conhecido o jogador português de origem caboverdiana, passou as últimas duas semanas nos Estados Unidos, em «workouts» com várias equipas: Milwaukee Bucks, Minnesota Timberwolves, Detroit Pistons, Portland Trail Blazers e, por fim, os Boston Celtics. Exibições de costa a costa, com os olheiros e responsáveis das várias equipas da Liga bem atentos.
O Barreirense revela que os responsáveis dos Celtics, uma das equipas históricas da NBA, mostraram interesse em João Gomes. E que Danny Ainge, antigo jogador e actual «manager» da equipa de Boston, recolheu várias informações sobre o extremo, para conhecer a sua situação antes da decisão final.
O «draft» é a cerimónia que anualmente elege os novos jogadores para a Liga. Durante muito tempo circunscrita a basquetebolistas oriundos das universidades norte-americanas, nos últimos anos tem sido alargado a jogadores que se destacam na Europa. O princípio do equilíbrio competitivo da NBA passa muito por este momento: as equipas mais fracas têm direito de preferência no «draft», podendo escolher os melhores jogadores.
Ainda segundo o Barreirrense, Betinho foi apontado como possível escolha dos Minnesota Timberwolves por Chad Ford, o especialista da ESPN no «draft». A partir da meia-noite, no Madison Square Garden de Nova Iorque, logo se vê.