Ticha Penicheiro, basquetebolista portuguesa que esta terça-feira de madrugada conquistou o seu primeiro título de campeã da WNBA, ao serviço das Sacramento Monarchs, é a «rainha» das assistências em toda a história da competição. Com a conquista do título, a base conseguiu um feito que já ambicionava há oito anos.
«Sei que estiveram oito longos anos a apoiar-nos, esperando pacientemente por este momento, mas agora somos campeãs», foram as primeiras palavras que Ticha dirigiu aos adeptos. A base portuguesa salientou o esforço da equipa para conseguir fechar a série e garantir o título no seu próprio recinto: «Queríamos celebrar este título aqui, perante os nossos adeptos, e conseguimos.»
A atleta lusa, natural da Figueira Foz, teve algumas lesões que a impediram de dar o seu melhor à equipa durante a fase final dos «play-off» desta temporada, mas no jogo decisivo voltou a integrar o «cinco» inicial das Monarchs e a ter um papel preponderante na vitória ao marcar o lance livre, a 9,9 segundos do final, que selou a vitória (62-59) da equipa de Sacramento frente às Connecticut Sun. O triunfo de 3-1, numa série disputada à melhor de cinco encontros, consagrou as Monarchs como as campeãs desta época da WNBA.
Ticha Penicheiro depois de se destacar como uma das melhores jogadoras em Portugal, rumou aos EUA para se formar em Old Dominion e atingiu uma final universitária. Em 1998, foi escolhida pela equipa dos Sacramento Monarchs e iniciou o seu percurso na WNBA. A sua excelente visão de jogo, fantasia, rapidez de movimentos e as mirabolantes assistências rapidamente causaram impacto na competição.
Após oito épocas ao serviço da formação do Midwest, a base portuguesa é a atleta de sempre com mais assistências (1591, em segundo está a já retirada Teresa Weatherspoon com 1338), sendo também a jogadora com melhor média de assistências por jogo (6,6 à frente de Sue Bird, das Seattle Storm, com 5,9). Nos seus primeiros anos (1998 a 2003), Ticha terminou sempre a época como líder da classificação de assistências, sendo por isso considerada a «rainha» das assistências.