O FC Porto venceu este sábado o Sporting, por 91-89, em jogo da nona jornada do campeonato nacional de basquetebol, num dia que encerrou com o triunfo do Benfica, que assim segue líder e 100 por cento vitorioso.

Os dragões acabam assim com a invencibilidade dos leões, que pode ver o Benfica fugir de forma isolada no primeiro lugar da tabela classificativa.

Na Dragão Arena, o Sporting entrava em campo sem, porventura, o seu principal jogador: Travante Williams.

Ainda assim, a equipa verde e branca não sentiu a falta do internacional português e entrou melhor na partida. A formação de Pedro Nuno Monteiro esteve quase sempre por cima na primeira parte e foi para o intervalo a vencer por 47-45, apesar de uma reta final de primeiro tempo mais forte por parte do conjunto da casa.

Isso, aliás, era um prenúncio para a etapa complementar.

O terceiro período foi marcado pelo equilíbrio, e até foi o Sporting a alargar a vantagem, para 70-66.

FILME DO JOGO.

No entanto, no último e decisivo período, o FC Porto elevou o nível e, perante a desorganização momentânea dos leões, aproveitou para meter o jogo no bolso. De tal forma, que os dragões chegaram a liderar por sete pontos a dois minutos do fim.

O Sporting não desistiu, voltou a reentrar na discussão do resultado e teve até hipótese de vencer o jogo ou pelo menos levá-lo para prolongamento. Na última posse de bola, os verdes e brancos falham dois lançamentos e não evitaram a derrota.

Individualmente, Marcus Lovettjr, do Sporting, foi o melhor marcador, com 29 pontos. No FC Porto, foi Michael Finke a brilhar, com 25 pontos.

O Benfica manteve a liderança ao bater o CD Póvoa, por 63-55, num dia que também teve êxitos de Esgueira, Ovarense e V. Guimarães.

RESULTADOS – 9.ª JORNADA
CAB Madeira-Esgueira, 90-93
FC Porto-Sporting, 91-89
Ovarense-Lusitânia, 84-81
Sangalhos-V. Guimarães, 82-89
Benfica-CD Póvoa, 63-55
Imortal-UD Oliveirense (domingo, 15h00)

CLASSIFICAÇÃO:
1.º: Benfica, 16 pontos
2.º: Ovarense, 16 (mais um jogo)
3.º: FC Porto, 15
4.º: Sporting, 15
5.º: UD Oliveirense, 13
6.º: V. Guimarães, 13 (menos um jogo)
7.º: Esgueira, 12
8.º: Lusitânia, 11
9.º: CD Póvoa, 11 (mais um jogo)
10.º: Imortal, 10
11.º: CAB Madeira, 10 (mais um jogo)
12.º: Sangalhos, 8