Kyrie Irving e LeBron James estiveram segunda-feira imparáveis e os Cleveland Cavaliers venceram fora os Golden State Warriors, desfalcados do castigado Draymond Green, por 112-97 e mantiveram-se na corrida ao título da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Em desvantagem por 3-1, os ‘Cavs’ estavam obrigados a vencer para os Warriors não revalidarem desde já o título e salvaram o primeiro ‘match point’, no primeiro jogo da história das finais em que dois jogadores da mesma equipa atingiram os 40 pontos.

Irving (17 em 24 nos ‘tiros’ de campo, incluindo cinco em sete nos ‘triplos’) e James (16 em 30 nos lançamentos de campo, incluindo quatro em oito nos ‘triplos’, 16 ressaltos e sete assistências) marcaram 41 pontos cada um.

Na equipa da casa, Klay Thompson foi o melhor, com 37 pontos e Stephen Curry concretizou 25 pontos num jogo em que os 122 pontos ao intervalo selaram um novo máximo em finais desde 1987.

No fim venceram os 'Cavs' e a final, que podia ter acabado em Oakland, volta a Cleveland, palco do sexto jogo, na quinta-feira, dia em que os Warriors terão de volta Draymond Green.

Na história da final, nunca uma equipa virou uma desvantagem de 3-1.