Steve Kerr foi hoje eleito o treinador do ano da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA), após conduzir os Golden State Warriors a um recorde de 73 vitórias na fase regular.

Depois de, no ano de estreia, ter levado os Warriors ao título, Steve Kerr, que teve de recuperar de uma operação às costas e só esteve em pleno no banco a partir de janeiro, conseguiu superar o recorde de 72 triunfos dos Chicago Bulls, de Michael Jordan, em 1995/96.

Com a preciosa ajuda no início da época do seu assistente Luke Walton, que arrancou a época com um recorde de 24 vitórias, Kerr somou 381 pontos e 64 votos para o primeiro lugar, de um painel de especialistas da modalidade.

Steve Kerr sucede a Mike Budenholzer (Atlanta Hawks), depois de uma votação em que foi secundado por Terry Stotts (Portland Trail Blazers), que totalizou 335 pontos e teve 37 votos como primeiro. O terceiro foi Gregg Popovich (San Antonio Spurs).

Na época regular de 2015/16, e além do máximo de vitórias total (73) e a abrir a época (24), os Warriors superaram o de vitórias fora (34), tornando-se igualmente a primeira equipa a acabar a fase regular sem perder dois jogos consecutivos.

Os Warriors conquistaram a Conferência Oeste e na primeira ronda dos play-offs estão a bater os Houston Rockets por 3-1, apesar de não contarem com Stephen Curry, o mais do que provável Jogador Mais Valioso (MVP) do ano, que se encontra lesionado.