E ao terceiro jogo, o Chelsea conseguiu travar o Ajax, em Amesterdão, com uma vitória arrancada a ferros, com um golo a cinco minutos do final. Foi o primeiro golo consentido pela sensacional equipa holandesa que, nas primeiras rondas, tinha despachado o Lille e o Valencia [em pleno Mestalla] com triunfos por 3-0. Esta quarta-feira, o campeão holandês voltou a ser mais forte, mas os ingleses, com uma equipa jovem, conseguiram levar a melhor e foram os últimos a sorrir.

Confira a FICHA DO JOGO

O Chelsea apresentou-se com um onze muito remodelado, com uma equipa, inclusive, mais jovem do que a do Ajax. A média de idades da equipa inglesa era de 25 anos e 71 dias, enquanto a média de idades da equipa holandesa foi de 25 anos e 121 dias.

O jogo que começou com um caso logo aos 2 minutos. Transição rápida do Ajax, Van de Beek recebe na área, com os defesas do Chelsea aos papéis, e remata contra um adversário. Os holandeses reclamaram por uma grande penalidade, alegando um corte com o braço, mas o árbitro acabou por assinalar um fora de jogo de Promes no início da jogada.

Estava lançado o mote para um jogo intenso, de parada e resposta, com um ligeiro ascendente para a equipa da casa que até podia ter chegado ao intervalo em vantagem. Numa combinação entre Zyech e Tadic, aos 35 minutos, a bola chegou a Promes que atirou a contar. Mas o lance foi analisado pelo VAR que detetou novo fora de jogo, mais uma vez milimétrico.

Azpilicueta também podia ter marcado mesmo a fechar a primeira parte, mas a verdade é que o empate, ao intervalo, já era lisonjeiro para os ingleses.

A segunda parte seguiu intensa, novamente com o Ajax ligeiramente por cima, mas com o Chelsea a responder na mesma moeda, com Onama a ter de aplicar-se entre os postes na defesa do resultado. Do outro lado, Álvarez também esteve muito perto de colocar o Ajax em vantagem, com uma cabeçada bem medida que foi a ferro.

O jogo arrastou-se para os minutos finais e quando parecia que o nulo já ia ser desfeito, o Chelsea chegou à vantagem aos 85 minutos. Mais uma arrancada de Pulisic pela esquerda e cruzamento para Batshuayi marcar.

O Ajax ainda tentou reagir, mas foi o Chelsea que esteve perto de marcar um segundo golo, com Batshuayi a obrigar Onana a uma grande defesa.

Feitas as contas deste grupo, Ajax e Chelsea partilham agora o primeiro lugar, ambos com seis pontos, enquanto o Valencia, que ainda vai jogar, soma 3, e o Lille ainda não tem pontos.