Os responsáveis da FIFA estão a criar perfis de sangue e urina dos melhores jogadores do mundo. Uma equipa antidoping está a fazer visitas surpresa a clubes de topo para garantir que todos os craques serão controlados até ao Mundial-2014. O Bayern Munique recebeu a visita desta equipa na semana passada, informou o diretor médico da FIFA, Jiri Dvorak, que participa numa conferência mundial sobre o doping no desporto, que se realiza na África do Sul.

«Ao fim de duas horas tínhamos amostras de sangue e urina e todos os jogadores colaboraram», apontou Dvorak, à Associated Press, acrescentando: «Chegámos sem avisar para o treino da manhã. Todos os jogadores estavam lá, até os lesionados. É fantástico. Recebemos a aprovação da equipa médica e a aprovação de Pep Guardiola.»

Já foram feitos perfis dos jogadores do Barcelona, Chelsea, Monterrey e Santos, revelou o diretor médico. Até agora a FIFA terá criado 600 a 700 perfis.

Jiri Dvorak apontou ainda que a FIFA está a elaborar um plano B para testar as amostras recolhidas durante o Mundial, já que estas terão de ser enviadas para a Suíça porque não existirá qualquer laboratório WADA (Agência Mundial de Antidopagem) no Brasil. Assim, as amostras deverão ser testadas em Lausanne, 14 a 24 horas depois de serem recolhidas.

A FIFA utilizará, pela primeira vez num Mundial, o passaporte biológico. Este sistema consiste no registo sistemático dos parâmetros sanguíneos e da urina, permitindo assim detetar-se mudanças anormais dos valores. Será ainda introduzida uma nova técnica que permite detetar esteroides na urina.