Beira Mar-Nacional AO MINUTO

O Momento

Beira Mar:

Ao terceiro jogo com Costinha no comando, a equipa somou finalmente um ponto, em Paços de Ferreira, num encontro em que os aveirenses estiveram quase a trazer o brinde para casa. Depois de 13 jogos oficiais (10 para a Liga) consecutivos sem o resultado mágico, a demanda tornou-se ainda mais premente, até porque, com uma vitória, os aurinegros poderão deixar a zona de despromoção, que está apenas a dois pontos de distância. Mais: a seguir a esta partida, há outra em casa, diante de um concorrente ainda mais direto: o Olhanense. É hora de levantar as tropas em Aveiro.

Nacional:

Os insulares garantiram praticamente a manutenção (nunca ninguém desceu com 27 pontos) nos últimos cincos jogos, período sem qualquer derrota, e com o contador ainda ligado. É o melhor período da época para os comandados de Manuel Machado, que chegaram a ver-se atrapalhados no fundo da classificação, mas acabaram por recuperar para uma ponta final que pode ainda levar a equipa às competições europeias. No entanto, depois de uma semana de trabalho muito complicada na Madeira devido ao mau tempo e às baixas importantes, será curioso ver como a equipa irá reagir.

Siga o Beira Mar-Nacional AO VIVO

Ausências:

Beira Mar: Nuno Lopes e Tonel, lesionados; Ricardo Dias, castigado.

Nacional: Revson, Skolnik e Diego Barcellos, lesionados; Manuel da Costa, Jota e Mário Rondón, castigados.

Discurso direto:

Costinha: «Quem quer ficar na I Divisão, em casa não pode perder pontos. Temos de fazer uma reflexão e nisso os atletas têm tido muita consciência. Não é possível cometer mais erros e continuar a sofrer golos em todas as jornadas. Deve ser caso único no futebol. Temos de estancar isso e assumir que temos de ganhar em casa.»

Manuel Machado: «A pressão está dividida, por razões diferentes. O Beira Mar por força do último lugar, nós porque não queremos descolar daquela linha de que nos temos aproximado. Estamos a apenas três pontos da UEFA...»

Histórico de confrontos:

O Nacional costuma dar-se bem em Aveiro, onde já venceu por seis vezes contra os quatro triunfos dos donos da casa. Mas se nos reportarmos apenas ao Estádio Municipal de Aveiro, então os insulares só perderam por uma única vez nesse recinto, em Dezembro de 2003, precisamente o último ano em que o Beira Mar conseguiu vencer a equipa madeirense em casa (1-0, golo de Juninho Petrolina). Desde então, o Nacional só tem razões para sorrir: ganhou quatro jogos e empatou um. Uma dessas vitórias, há dois anos (0-2), permitiu inclusive à equipa chegar ao sexto lugar e assim obter o passaporte para as pré-eliminatórias da Liga Europa. Na última época, foi ainda melhor: 0-3.

Equipas prováveis:

BEIRA MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Bura, Jaime e Hélder Lopes; Fleurival; Rui Sampaio, Rúben Ribeiro e Nildo; Camará e Yazalde.



Outros convocados: Jonas, Hugo, Serginho, André Sousa, Abalo, Balboa e Batatinha.

NACIONAL: Gottardi; João Aurélio, Miguel Rodrigues, Mexer e Marçal; Claudemir; Moreno e Aly Ghazal; Candeias, Bruno Moreira e Mateus.

Outros convocados: Vladan, Diogo Coelho, Nuno Campos, Edgar Costa, Edgar Abreu, João Camacho e Keita.