Uma festa quer-se animada e alegria não faltou neste final de tarde de domingo no Restelo, com o Belenenses a golear o Al-Arabi do Qatar por 7-1. Muitos golos (e nenhum do desaparecido Dady) para pouco público, um cenário habitual em Belém, mesmo depois de o clube ter oferecido aos sócios uns mergulhos na sua famosa piscina.
O convidado Al-Arabi é que não terá gostado do enxovalho, pois sete golos de uma assentada não é recepção que se ofereça, terá remoído para si. Mas, de opositora, a equipa de José Romão teve apenas o nome e daí a explicação para o resultado final.
João Paulo Oliveira (3, 22 e 42), Gabriel Gomez (9), Mendonça (26) e Fernando (65 e 77) mancharam a exibição da equipa do Qatar, sem força para resistir a um Belenenses embalado da Corunha, onde brilhou no prestigiado Teresa Herrera, nomeadamente frente ao campeão espanhol.
E por falar em Real Madrid, Marco Gonçalves voltou a fazer das suas e permitiu o golo de honra ao Al-Arabi, que de outro modo não se adivinhava. Salmman rematou torto e nem torto defendeu o guarda-redes, que viu a bola passar-lhe por baixo do corpo.
Sem Dady, que não foi apresentado para a nova época e que estará a caminho de outro clube, o Belenenses apresentou-se aos adeptos com um 7-1, resultado auspicioso para uma temporada que se ambiciona melhor que a anterior.
O melhor árbitro português, Pedro Proença, foi outro dos convidados da apresentação, desta feita para dirigir a partida, que de casos teve apenas os (muitos) golos e as (muitas) substituições.
Destaque, ainda, para a homenagem ao guarda-redes Marco Aurélio, que depois de nove épocas ao serviço do Belenenses, colocou um ponto final na carreira. Directamente do Brasil, não faltou à festa e os adeptos aplaudiram-no de pé. «Na História do Belém, o imperador Marco Aurélio será eterno», pôde ler-se na bancada.
Jogo particular de apresentação do Belenenses
Estádio do Restelo, em Belém
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Belenenses
Marco Gonçalves; Cândido Costa (Amaral, 61), Devic, Rolando (Weverson, 66) e Rodrigo Alvim (Gonçalo Brandão, 46); Gabriel Gomez (Mano, 61); Ruben Amorim (Fernando, 46); Mendonça (Sandro Moreira, 71), José Pedro (Rafael Bastos, 46) e Silas (Hugo Leal, 46); João Paulo Oliveira
Treinador: Jorge Jesus
Al-Arabi
Ahmed (Masaoud, 46); Hadi (Jaily, 60), Ibrahim e Salmman; Youssuf (Fawaz, 33); Malalla (Hamed, 89), Karim, Piscu e Mojtaba (Majde, 33); Sayd e Walled
Treinador: José Romão
Ao intervalo: 5-0
Marcadores: 1-0, por João Paulo Oliveira (3); 2-0, por Gabriel Gomez (9); 3-0, por João Paulo Oliveira (22); 4-0, por Mendonça (26); 5-0, por João Paulo Oliveira (42); 6-0, por Fernando (65); 6-1, por Salmman (16); 7-1, por Fernando (77)
Disciplina: nada a assinalar