No dia em que o Belenenses se reforçou no ataque, um outro avançado abandona o Restelo. Manoel rescindiu o contrato que o ligava ao clube até final da época.
Num comunicado divulgado no site oficial, o clube destaca a «atitude exemplar» do avançado e do seu empresário, uma vez que não será paga qualquer compensação monetária.
Manoel chegou a Portugal em 2000, para representar o Vitória de Guimarães, mas não foi feliz no clube minhoto e apontou apenas dois golos. Rumou então ao vizinho Gil Vicente, onde esteve duas épocas e marcou quinze golos. Depois transferiu-se para o Moreirense, onde marcou 8 golos no primeiro ano. Em 2004/05 apontou mais cinco, mas a equipa acabou por ser despromovida. Foi então contratado pelo Sporting, mas não foi utilizado e a meio da época foi emprestado ao Vitória de Guimarães. No regresso ao seu primeiro clube em Portugal voltou a não ser feliz e em 19 jogos não fez qualquer golo, acabando por estar envolvido em mais uma descida de divisão.
No início da presente temporada rescindiu com o Sporting e assinou pelo Belenenses, mas no Restelo também não se conseguiu impor. Alinhou em apenas nove jogos, quatro deles a titular, e não fez qualquer golo.