Depois de ter chamado a atenção para a alegada irregularidade cometida pelo Desp. Aves na utilização de jogadores no jogo de sub-23 com o Belenenses na passada terça-feira, a SAD dos clube lisboeta informou que não vai apresentar protesto junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

«O Belenenses não tem qualquer dúvida que lhe seria reconhecida razão neste protesto, mas, depois de reunir com o Desp. das Aves, ficou também com a certeza de não ter havido má-fé  e que o lapso não se voltará a repetir. Se fosse confirmado o protesto, os jogadores em causa seriam suspensos, o que, numa competição de formação, seria muito penalizador», pode ler-se num comunicado publicado no site oficial da sociedade anómima liderada por Rui Pedro Soares.

Os regulamentos da Liga Revelação referem que apenas podem competir na prova jogadores nascidos no ano de 1996 ou posterior. O Desp. Aves utilizou três atletas nascidos em 1995 (José Amadeu, Rodrigues e Yaya Bamba) e um de 1993 (Tong Le).

Os mesmos regulamentos admitem exceções. A saber:

- O clube que não tenha, na época deportiva de 2017/18, uma equipa B nas competições profissionais deve inscrever obrigatoriamente dois jogadores com idade superior a 23 anos, inscritos numa das competições profissionais, não contanto para os efeitos da idade os guarda-redes;

- Sem prejuízo do disposto no número anterior, os clubes durante a época desportiva poderão não cumprir o disposto no número anterior durante cinco jogos oficiais.

Ora, sendo certo que o Desp. Aves não cumpriu com o regulamento no jogo com o Belenenses SAD, poderia refugiar-se ao abrigo a alínea dos cinco jogos. Acontece que a equipa do distrito do Douro excedeu o número de dois jogadores de campo autorizados com idade superior a 23 anos em todos os anteriores seis jogos realizados na Liga Revelação.

No mesmo comunicado, no qual anuncia que não vai protestar o jogo que o Aves venceu por 4-1, a SAD dos azuis elogia o êxito da competição criada nesta temporada pela Federação Portuguesa de Futebol, faz um apelo ao fair-play e aproveita ainda para deixar uma garantia para a reabertura do mercado em janeiro: «Vamos formalizar a inscrição no plantel principal de pelo menos três jogadores desta equipa, revelados nestas primeiras jornadas.»