Silas, treinador do Belenenses, depois do desaire, em casa, diante do Rio Ave (1-3), em jogo da 30.ª jornada da Liga: 

[As lesões no plantel explicam este desaire?]

- Não são só cinco lesionados. Temos quatro avançados, depois temos o Nuno Coelho, o Gonçalo Silva, hoje provavelmente também temos o Sasso e já vamos em sete ou oito. Ainda por cima a nossa linha defensiva toda. É uma fase difícil, temos de trabalhar uma linha defensiva completamente nova, mas é para isso que estamos cá. Temos um plantel curto e quando nos acontecem estas coisas, passam-nos uma fatura maior, mas também estamos numa posição da tabela classificativa tranquila e isso não é um drama. Vamos trabalhar com os outros e, para a semana, apresentaremos uma equipa diferente que eu acho que já vai estar melhor do que esta que jogou hoje.

[A eficácia do Rio Ave fez a diferença?]

- Pecámos muito no aspeto das bolas paradas. A semana passada levámos dois golos de bola parada, hoje levámos mais dois. Eu olho para o jogo, já disse isto aos jogadores, e vejo-os a correrem, a tentarem, a entregarem-se, mas depois nos aspetos que são mais fáceis defender, que são as bolas paradas, temos cometido erros. Erros que nos custam pontos. É verdade que chegámos muitas vezes e com mais calma podíamos ter marcado. Mas para mim o aspeto menos bom foi levar dois golos de bola parada. Em cinco golos, levámos quatro de bola parada. É um aspeto que temos de melhorar bastante. Temos de ser mais fortes nesse aspeto.

[Com bola a equipa também sentiu dificuldades]

- Com bola, quando se apanharam a perder, cometeram o erro d querer chegar muito rápido à área adversária. Quando se quer chegar muito rápido e mal, tão rápido a bola vai como tão rápido a bola vem. Não chegávamos com muita gente e perdíamos a bola por precipitação e falta de linhas de passe. Depois acabámos por receber contra-ataque facilmente. Na segunda parte já não, foi diferente. Estou contente com a segunda parte, mas, lá está, tivemos outra vez um lapso de bola parada. Mas estou contente por não terem perdido a cabeça depois de estarem a perder por 0-3. Ainda fizeram um golo e criaram ocasiões que, se calhar, até nos podiam meter completamente no jogo.

[Perdeu-se uma oportunidade de aproximação ao objetivo Europa. Perdeu-se de vez?]

-  Temos quatro jogos e um deles é com o V. Guimarães. Claro que não dependemos só de nós, dependemos que o Vitória perca pontos, mas começa a ser mais difícil depois destes condicionalismos todos. Não é que não acredite nos que estão em condições de jogar, mas sei que vão precisar de tempo. Vão precisar de mais dois ou três jogos e, como só temos mais quatro… Se chegarmos ao jogo de Guimarães em condições de discutir o sexto lugar, logo pensaremos nisso, mas começa a ser mais difícil. O Vitória perdeu e nós podíamos ter aproveitado, não conseguimos e está mais difícil. Mas isto é uma pressão boa que foi imposta para nós. No início da temporada toda a gente pensava que íamos descer, ninguém pensaria que nesta altura ainda estaríamos em condições de lutar por um lugar europeu.