Artigo original: 23h13

O Sindicato dos Jogadores emitiu um comunicado a afirmar-se «irredutivelmente ao lado de Tonel», adiantando que «condena as opiniões que visam manchar a imagem e o carácter do jogador do Belenenses».

«O Sindicato vem por este meio repudiar todas as opiniões que, de uma forma mais ou menos concertada, vieram a público e que visaram tão somente manchar a imagem e o carácter de um jogador a quem o futebol nacional deve estar grato. Tratam se de afirmações indecentes, inqualificáveis e reveladoras do carácter de quem as proferiu», pode ler-se.
 
Em causa está, recorde-se, a grande penalidade cometida por mão na bola de Tonel nos descontos do jogo com o Sporting.
 
«O Sindicato sente, por isso, obrigação moral e cívica de defender um jogador que tem presente todos os valores intrínsecos à prática desportiva. Tonel é, como sempre foi, ao longo da sua brilhante carreira, um jogador exemplar na entrega ao jogo. Na forma limpa como interage com os seus companheiros e adversários de circunstância. No profissionalismo como aborda cada lance, cada jogada, cada decisão», acrescenta.

«Nesse contexto, o Sindicato está em total sintonia com o jogador, apoiando-o nas acções que entender tomar de imediato ou vierem a ser tomadas na defesa do seu bom nome, e acima de tudo, do seu profissionalismo.»