Na visita ao Marítimo, em jogo da primeira jornada da Liga 2013/14, o Benfica voltou a revelar debilidades defensivas, com dois golos sofridos. É um problema que se arrasta desde abril, mais concretamente desde o dia 21 desse mês, a última vez que as «águias» disputaram um jogo sem qualquer golo sofrido: foi na vitória caseira sobre o Sporting (2-0), na 26ª jornada da Liga 2012/13.

Até final da época o Benfica fez mais oito jogos, e sempre a sofrer golos, num desfecho de pesadelo que ainda hoje parece pesar na equipa. É que a nova temporada começou com dois golos sofridos e consequente derrota nos Barreiros.

E mesmo na pré-época o Benfica mostrou problemas defensivos, sofrendo golos nos dez jogos disputados (frente ao Belenenses, na Taça de Honra da A.F. Lisboa, só foi utilizado um elemento da equipa principal, Paulo Lopes, pelo que não entra nesta contabilidade).

Resumindo, em jogos oficiais o Benfica leva nove jogos a sofrer golos, no caso treze tentos, e contando com a pré-época são 29 golos em 19 jogos consecutivos.