O Benfica vai esta sexta-feira às urnas: os sócios do clube decidem entre a Lista A, liderada por Luís Filipe Vieira, e a Lista B, encabeçada por Rui Rangel. No caso de somar a quarta vitória consecutiva, Luís Filipe Vieira tornar-se-á no presidente com mais anos na liderança do Benfica. Ao longo do dia, pode acompanhar aqui, no Maisfutebol, toda a informação relevante da jornada eleitoral.

Vieira, de 63 anos, entrou no clube como dirigente em 2001, durante o mandato de Manuel Vilarinho, tornando-se presidente quando venceu as eleições em 2003. Nesta altura soma nove anos no cargo, o que faz dele, a par de Bento Mântua (1917/1926), o líder em funções há mais tempo.

Em nove anos soma dois títulos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e quatro Taças da Liga. Pela quarta época desportiva mantém a aposta técnica na liderança de Jorge Jesus, treinador que lhe garantiu um título nacional e três apuramentos para a Liga dos Campeões em três anos.

Vieira ao Maisfutebol: «Reduzir passivo não é prioridade»

Luís Filipe Vieira apresenta, de resto, uma proposta de continuidade na política dos últimos nove anos, acenando com os nomes de José Eduardo Moniz e Varandas Fernandes, dois antigos rostos da oposição, como sinal de unanimidade de boa parte dos benfiquistas. «O meu objetivo é unir», disse.

Já o juiz-desembargador Rui Rangel reúne na Lista B nomes conhecidos dos benfiquistas, como Ribeiro e Castro, Fernando Tavares ou Cunha Leal. Rangel promete colocar o ênfase na construção de uma equipa capaz de roubar a hegemonia do F.C. Porto e fazer uma auditoria às contas do clube.

Promete colocar «o sucesso desportivo como eixo central», o que traz por arrasto o objetivo de aumentar as receitas de bilheteira, quotizações e direitos televisivos. Defende a introdução de novas tecnologias no futebol, a profissionalização dos árbitros e rigorosos critérios de fair-play financeiro.

Rangel ao Maisfutebol: «Treinador tem de ser vencedor»

Aos 56 anos, candidata-se pela primeira vez à presidência do Benfica com o lema «Benfica aos Benfiquistas». Natural de Angola e como 20 anos de magistrado, Rui Rangel tornou-se conhecido do público sobretudo pela faceta de comentador na imprensa, sobretudo de assuntos jurídicos.

A lista vencedora nas eleições de sexta-feira terá pela frente um mandato de quatro anos com vários desafios: sobretudo financeiros, numa altura de crise generalizada no país e com um passivo enorme no clube. O caderno de encargos inclui também a renegociação dos direitos televisivos do Benfica.

Os sócios serão chamados às urnas nesta sexta-feira, entre as dez e as 22 horas, e poderão votar no Estádio da Luz, em Lisboa, nas Casas do Benfica de Famalicão, Coimbra, Évora e Faro, ou através da Internet, para os associados encarnados residentes nas regiões autónomas e no estrangeiro.