O Benfica encerra segunda-feira as celebrações do centenário do clube. A festa no Estádio da Luz coincide com o clássico frente ao F.C. Porto. O dia promete muitas emoções, não só pela importância do embate entre os líderes do campeonato, mas também porque o clube da Luz arranca com um novo projecto que apela a «Mais Cem Anos de Glória», como anunciou Luís Filipe Vieira.
«Sabemos que ainda falta muito ao Benfica: o regresso às conquistas de forma consistente; a participação continuada na Liga dos Campeões; maior competitividade das modalidades; a conclusão da construção do Centro de Estádio e o equilíbrio das contas consolidadas», afirmou Luís Filipe Vieira, no almoço que reuniu várias gerações de campeões no Estádio da Luz.
Para que, «nas próximas décadas», o Benfica seja «a organização desportiva de maior sucesso em Portugal, tanto no futebol, como nas modalidades e tanto na perspectiva desportiva como na vertente económica», o presidente encarnado enumerou vários pontos fundamentais.
Aposta forte na formação
No que ao sucesso desportivo diz respeito «o futebol deve ser assumido como o eixo central da actividade e as modalidades como actividades complementares; o Benfica deve definir um conceito de jogo estável, independente de equipas técnicas, e assimilado pelos jogadores desde as camadas mais jovens». Para tal, será necessário «um Centro de Estágio de elevada qualidade; a integração estruturada e continuada entre o plantel juvenil e equipa principal; a aquisição de jogadores com inquestionável qualidade e potencial e identificados com os valores e mística do Benfica; uma gestão desportiva profissionalizada; equipas técnicas de inegável valor; e um estádio cheio com o apoio em massa e permanente dos sócios e simpatizantes».
Atenção redobrada na gestão do plantel
Para consolidar o equilíbrio financeiro, o novo projecto do Benfica pauta-se, sobretudo, por uma «política rigorosa na compra de passes de jogadores: poucos e de elevado potencial» e pela «venda de passes de jogadores definida com antecedência e em função das disponibilidades e entradas previstas».
A «participação na Liga dos Campeões» é outro dos objectivos do Benfica para melhorar as finanças do clube. A Direcção da Luz pretende ainda incrementar o «número de sócios», desenvolver «maior capacidade negocial» ao nível dos direitos televisivos e dos patrocínios, contendo os custos, «em especial os não afectos ao futebol».