SIGA E COMENTE O BENFICA-BARÇA EM DIRETO AQUI
O momento:
Benfica:
Mais do que as três vitórias e os três empates (um dos quais no Celtic Park, para a Champions), interessa destacar a noite histórica que a Luz vai viver. Uma noite de casa cheia para ver Messi, Xavi e Iniesta (que deve começar no banco). Uma noite também a recordar as grandes façanhas europeias da formação encarnado. É preciso mais para fazer desta terça-feira um dia memorável?
Barcelona:
Seis vitórias consecutivas em seis jogos da liga, mais um triunfo para a Champions, são números que colocam este Barça à porta da história. Mas nem tudo são rosas: dessas sete vitórias, quatro foram conseguidas depois da equipa estar a perder e outras quatro foram alcançadas pela margem mínima. Definitivamanente, Vilanova ainda não convenceu a imprensa catalã.
Sabe o que fazia Jorge Jesus muito feliz?
Jesus: «Barça? Temos respeito, mas não temos medo»
Principais ausências:
Benfica: Luisão (castigado) e Cardozo (lesionado). Aimar foi convocado mas ainda é dúvida.
Barcelona: Thiago Alcântara (lesionado). Iniesta, Puyol e Adriano estão convocados, mas ainda são dúvida.
Discurso direto:
Jorge Jesus: «Vamos jogar com respeito, mas sem medo. Vamos ver se conseguimos e fazer melhor do que todos os outros e parar este Barcelona. Como? Com bons posicionamentos. Mas eles podem a qualquer momento estragar a tática de um treinador: tiram um ou dois jogadores do ataque e lá vai o posicionamento...»
Vilanova: «Não acho que o Benfica jogue atrás, nem acredito que vá jogar só para fazer um ponto. O Benfica joga em casa e é um grande da Europa. Jesus disse que o empate já era um bom resultado, mas sei que internamente pensa jogar para ganhar e acredita que pode ganhar. É um adversário que me preocupa.»
Jesus falou com Mourinho: «Temos uma forte amizade»
«Se disserem que vão dividir o jogo com o Barça, é mentira»
Histórico de confrontos:
Benfica e Barcelona encontraram-se apenas três vezes e sempre que o fizeram, um deles chegou à final da Liga dos Campeões. Em 1961 os encarnados venceram por 3-2 e foram à final de Berna. Em 1992, e depois de um empate na Luz sem golos, o Barcelona venceu em Camp Nou por 2-1 e acabou por ser campeão europeu frente à Sampdoria. Por fim, em 2005/06, e novamente depois de um empate na Luz sem golos, o Barcelona bateu o Benfica em casa por 2-0 e acabaria por se sagrar também campeão europeu em Paris, frente ao Arsenal. De resto, os encarnados têm um borrego de 30 anos para matar: desde 1982/83 que não vence nenhuma equipa espanhola, somando desde então doze jogos sempre a perder ou empatar (cinco derrotas nos últimos cinco jogos).
Equipas prováveis:
BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Melgarejo; Salvio, Matic, Enzo Perez e Gaitán; Rodrigo e Lima.
Suplentes: Paulo Lopes, André Almeida, Miguel Vítor, Bruno César, André Gomes, Nolito, Aimar e Carlos Martins.
BARCELONA: Victor Valdés; Dani Alves, Mascherano, Song e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Fabregas; Tello, Messi e David Villa.
Suplentes: Pinto, Oier, Montoya, Adriano, Puyol, Bartra, Iniesta, Sergi Roberto, Alexis Sánchez e Pedro.