O português Cândido Barbosa (Liberty Seguros) e o espanhol Ruben Plaza (Comunidad Valenciana) são «as principais contratações» para a equipa profissional de ciclismo do Benfica, afirmou o director desportivo, Orlando Rodrigues, na conferência de apresentação que decorreu esta quinta-feira, na Luz.
Os dois juntam-se a José Azevedo numa primeira linha de liderança, que visa as voltas a Portugal e Espanha já no próximo ano, e o Tour, dentro de dois/três.
Para o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, esta modalidade tem, agora, todas as condições para se tornar vencedora. «É uma aposta ganha, por tudo o que se passou nos últimos tempos. Voltámos a trazer para as estradas do País e além fronteiras a camisola do Benfica. É verdade que ganhámos algumas coisas e perdemos outras, um dos grandes objectivos era a Volta a Portugal, não foi conseguido, mas, no cômputo geral, já estamos imensamente satisfeitos. É um projecto que vai ser vencedor», prometeu.
A participação na Vuelta é outra novidade, enquanto o Tour não passa, para já, de uma ambição, explicou João Lagos, parceiro do Benfica no ciclismo: «A segunda maior prova do calendário internacional, que é a Volta a Espanha, faz parte do calendário de participações desta equipa no próximo ano. A Volta a Portugal em termos internacionais é a quarta [prova mais importante]. Estar na segunda e na quarta já não é mau para objectivo de uma equipa no seu segundo ano de participação. [Quanto ao Tour] Desde o primeiro minuto que temos isso no horizonte, eventualmente no terceiro/quarto ano de vida, mas em grande medida isso tem a ver com a aderência de potenciais patrocinadores.»
Equipa sem líder definido
Com as entradas de Cândido Barbosa e Ruben Plaza, que assinaram por dois e um ano, respectivamente, passam a três os principais ciclistas do Benfica ¿ José Azevedo cumpre na nova temporada o segundo ano de contrato, sem que haja, à partida, um líder definido.
«Estamos a estruturar a equipa e estas são as duas principais contratações. Há ciclistas da equipa de sub-23 que vão fazer parte do nosso plantel profissional e de momento não posso adiantar mais nada. Como técnico, estou extremamente satisfeito por ter à minha disposição não só um ciclista que possa vencer a Volta a Portugal, mas três e um deles [Cândido Barbosa] foi segundo na última edição.
Neste momento podemos encarar uma Volta a Portugal de 2008 com vários ciclistas na equipa que possam estar na discussão da Volta. O principal objectivo é que o Benfica saia vencedor», defendeu o director desportivo Orlando Rodrigues, que não quis destacar um líder.