Dúvidas nos dois lados, mas muitas certezas nos onzes de Benfica e Chelsea, para esta noite, na final de Liga Europa, em Amesterdão. Nos encarnados, a questão é recorrente: quantos avançados coloca Jesus de início, em campo? Nos ingleses, tudo vai dar a um homem, Frank Lampard.

Jesus: «Vou ter mais finais europeias»

Primeiro, o Benfica. Colocar uma defesa em campo não será difícil para qualquer pessoa que esteja atenta à equipa encarnada. Com Maxi Pereira castigado, e desde que não haja problemas físicos inesperados, Jesus vai optar por uma linha de quatro à frente de Artur, com André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo. Ao fim e ao cabo, a defesa mais utilizada nesta Liga Europa.

No meio-campo há um dúvida, mas ela até nasce na frente. O número de pontas de lança a lançar pelo técnico vai originar esquema diferente no miolo. Quando joga só com um avançado, a escolha recai metade das vezes em Lima. O brasileiro tem seis jogos como ponta de lança solitário, Cardozo tem três e Rodrigo outros três.

«Benitez: «Jesus é bom treinador, Benfica tem experiência»

Curiosamente, Cardozo tem esses três jogos como único ponta de lança de início na Liga Europa: Leverkusen, em casa e fora, e Fenerbahçe. Marcou um golo, na Alemanha. Rodrigo jogou com o Celtic na Champions (ainda não havia Lima) e com o Bordéus fora, nessa condição.

Assim, Lima é chamado mais vezes, sobretudo quando os jogos são de dificuldade acrescida, como foram os de Barcelona (casa), Sp. Braga (fora) , P. Ferreira (fora), Newcastle (fora) e FC Porto (fora). Apontou dois golos como único homem na frente.

Se Jesus for para esta opção, a probabilidade de ser Lima é grande, ainda que a dupla do brasileiro com Cardozo seja a mais utilizada na época. E o Tacuara tem essa mania de marcar a ingleses. Curiosamente, de todos os que defrontou, só lhe falta mesmo o Chelsea.

Assim, fica-se à espera de saber se Gaitán joga no meio, atrás do ponta de lança, ou se deixa Ola John no banco e passa para extremo-esquerdo.

Frank Lampard: «Aprendemos muito com as finais»

No Chelsea, Rafa Benítez tem menos soluções em quantidade, devido às lesões de John Terry, Ryan Bertrand e Eden Hazard.

O central tinha vindo a ser titular na Europa, mas deixa o lugar vago. Avançará quase de certeza uma dupla formada por Ivanovic e Cahill, com David Luiz a médio. No ataque só há uma hipótese, que é Torres, e tudo gira à volta de Frank Lampard.

Hazard não joga

A imprensa inglesa garante que o camisola 8 vai ser titular, mas é raro Lampard fazer dois jogos consecutivos. Vai Benitez deixa Óscar no banco, nesse caso, ou o preterido é Victor Moses? Uma dúvida que só será desfeita no apito inicial. Ainda assim, vamos arriscar num onze.

Eis as equipas prováveis

BENFICA: Artur; André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo; Enzo Pérez e Matic; Salvio, Gaitán e Ola John; Lima

CHELSEA: Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Cahill e Cole; Ramires, David Luiz e Lampard; Mata, Torres e Moses.