O Desportivo de Cali, um dos clubes grandes da Colômbia, diz ter recebido «há cerca de quinze dias» uma proposta do Benfica pelo jovem Fábian Castillo. Trata-se de um extremo, de apenas 18 anos, que tanto pode jogar pela esquerda como pela direita. Por estes dias representa a Colômbia no Sul-Americano de Sub-20.

Fabian Castillo fez toda a formação do Desportivo de Cali, onde chegou com apenas dez anos. Em Fevereiro de 2010 estreou-se pela equipa principal e desde aí tornou-se numa aposta regular no clube que acabou em sétimo classificado do último campeonato colombiano. Foi considerado o jogador revelação da prova.

De acordo com o director-geral Júlio Gordillo, o Benfica fez «uma boa proposta para início de conversa», mas «ainda insatisfatória». «Recebemos duas propostas, uma do Benfica e outra do Brescia, de Itália, ambas são boas propostas, mas ficam um pouco abaixo do que queremos», disse ao Maisfutebol.

Ora diz-se que a proposta é à volta de 1,3 milhões de euros, sendo que o Desp. Cali quer um pouco mais. «É preciso continuar a conversar. O Castillo está numa prova que é seguida pelos grandes clubes, vai jogar com o Brasil e vai valorizar-se. Até ao final do Sul-Americano não vamos fazer negócio.»

Refira-se, de resto, que Castillo destaca-se pela velocidade e técnica, sendo um jogador de desequilíbrios. Aos 18 anos, é uma aposta para o futuro, até porque ainda nem um ano de futebol profissional completou. «É uma aposta nossa, porque tem um grande futuro. É um jogador em construção», finaliza Júlio Gordillo.

Veja um vídeo de Fabian Castillo: