O Benfica é o clube nacional com mais sucesso nas tecnologias digitais. Segundo o estudo «European Football Attendances Report 2012» apresentado esta terça-feira no decorrer da Conferência «Sports Marketing», organizada pelo IPAM, os encarnados são a equipa com mais seguidores na rede social Facebook (1.118.741), possuem o site mais visto e um maior número de subscritores do canal oficial no Youtube (6.457).

O F.C. Porto leva a melhor que os rivais de Lisboa em dois itens: número de seguidores no Twitter (44.995) e número de visitantes do website fora do país de origem do clube (1 em cada 3 visitantes do site dos azuis e brancos é estrangeiro).
Segundo Daniel Sá, diretor do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), «a forma como os clubes tentam atingir os outros países é fundamental neste parâmetro, como as línguas que são utilizadas. No caso do F.C. Porto, o país de origem dos atletas, tende a ser um atrativo para os visitantes estrangeiros. Como foi no ano passado com os colombianos no plantel».
No mesmo estudo, numa análise à escala europeia, com a presença dos três «grandes» portugueses e das 20 equipas com melhor assistência média nos campeonatos europeus, as formações lusas conseguem bons resultados.
Na rede social Facebook, o Benfica ocupa a 11ª posição, o F.C. Porto a 14ª e o Sporting a 19ª. Nos outros parâmetros avaliados não há grande diferença, com os clubes portugueses a ocuparem sempre, posições a meio da tabela.
Os dados divulgados pela «Sports Marketing» apresentam o FC Barcelona como o líder nas tecnologias digitais a nível europeu, com 30 milhões de amigos na maior rede social do Mundo, cinco milhões de seguidores no Twitter e 285.717 seguidores no Youtube. O grande rival Real Madrid fica atrás em todos os itens, mas sempre em 2º lugar nas categorias analisadas. Os dois clubes, têm o seu site visitado, por apenas 20% de espanhóis.
O site do Manchester United é o mais popular a nível europeu, enquanto que o Benfica ocupa a 16ª posição, o Sporting está mais quatro lugares atrás e o F.C. Porto é o clube que tem o site com menos visualizações dos 23.
Para Daniel Sá as plataformas digitais são «uma boa fatia do potencial dos clubes de futebol e uma área que deve ser bem aproveitada».