As receitas do Benfica subiram 34 por cento na época 2005/06, permitindo ao clube estar entre os 20 clubes do Mundo que geram mais dinheiro. São essas as contas da Deloitte, no estudo que dá origem àquela que é denominada lista dos clubes mais ricos do Mundo.
A consultora atribui os bons resultados do Benfica à campanha na Liga dos Campeões dessa época, onde a equipa chegou aos quartos-de-final, ganhando 16,4 milhões de euros. A empresa destaca ainda o facto de o Benfica ter um estádio novo, com 150 camarotes de empresa, o que lhe permite gerar novas receitas.
«Uma assistência média de 43,100 mil espectadores, a mais alta em Portugal, ajudou as receitas de jogo a subir para 38,6 milhões, 45 por cento da receita total», escreve-se no relatório da Deloitte.
Neste estudo, em que o Real Madrid é o primeiro, com 292,2 milhões de receitas, o Benfica apresenta ganhos relativos aos jogos superiores a vários clubes, nomeadamente a Juventus, o Milan ou o Inter. Em contrapartida, dos 20 clubes considerados é o que tem menos receitas televisivas.
O relatório compara ainda as receitas dos últimos cinco anos e conclui que em 2002 o Benfica teve ganhos de 42 milhões de euros, que desceram para 40 na época seguinte. Em 2004 as receitas foram de 55 milhões, no ano seguinte de 63 milhões de euros.
A Deloitte termina a análise ao Benfica recomendando que o caminho do clube para se manter nesta lista é «continuar a desenvolver as fontes de receita e continuar a ter presenças regulares na Liga dos Campeões e a beneficiar das receitas que a competição garante».
As receitas do Benfica em 2005/06 segundo a Deloitte:
- Receitas de jogo, 38,6 milhões
- Direitos televisivos, 17,2 milhões
- Direitos comerciais, 29,3 milhões