O Benfica vai apresentar, esta quarta-feira, na Liga, uma participação disciplinar contra o árbitro Pedro Henriques, apurou o Maisfutebol.
Depois de analisadas as 12 páginas do acórdão da Comissão Disciplinar da Liga, referente ao processo de reclamação da pena de dois jogos de suspensão aplicada a Nuno Gomes, o clube da Luz decidiu enviar para a Liga uma participação disciplinar para denunciar aquilo defende ser «a falsidade do relatório do árbitro».
Liga mantém castigo de Nuno Gomes, Benfica recorre para o CJ
Para além da participação disciplinar de Pedro Henriques e do recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, o Benfica vai ainda apresentar, esta quarta-feira, na Comissão Disciplinar da Liga um pedido de revisão da pena de dois jogos de suspensão, aplicados a Nuno Gomes.
Fonte do Benfica disse ao Maisfutebol que da documentação, desse pedido de revisão de pena, fará parte «a cópia do relatório dos delegados da Liga» no jogo com o Nacional, assim como «uma cópia das imagens do túnel» do Estádio da Luz.
Nuno Gomes foi suspenso por dois jogos com base em injúrias e ofensas à equipa de arbitragem. «Após o jogo terminar, no túnel [o atleta nº 21 da Benfica SAD] chamou-nos ladrões, gatuno e filho da p¿ (linguagem grosseira), escreveu Pedro Henriques no relatório.
O Benfica contesta esta descrição do árbitro, defendendo, na reclamação apresentada, e que a Comissão Disciplinar analisou e negou esta terça-feira, que o avançado disse apenas «isto foi um roubo» e «vergonha, já no interior do balneário, em diálogo com os seus colegas».
O clube da Luz mostra-se insatisfeito com o facto da Comissão Disciplinar da Liga não ter comparado, na reunião desta terça-feira, os relatórios do delegado e das forças policiais com o do árbitro. O órgão disciplinador da Liga defende que tinha de ser o Benfica a juntar esses dados ao processo. «A Comissão Disciplinar ignorou um princípio basilar no direito: a procura da verdade material. Preferiu uma desculpa formal que lhe permitiu lavar as mãos, em vez de analisar o relatório do delegado», declarou fonte do clube da Luz ao Maisfutebol.
Esta quarta-feira dará então entrada na Liga o pedido de revisão da suspensão de Nuno Gomes e que será analisado na reunião da Comissão Disciplinar da Liga na próxima terça-feira, dia 6 de Janeiro de 2009. O Benfica espera que os dois jogos de suspensão de Nuno Gomes sejam reduzidos para apenas um e que o avançado possa ainda defrontar o V. Guimarães, para a Taça da Liga.