O Benfica tem um emissário em Atenas a negociar Ljubomir Fejsa. O médio do Olympiakos, 25 anos, é o favorito na Luz para suceder a Nemanja Matic. Se o esquerdino sair, naturalmente.

O Maisfutebol falou com quem o conhece bem e chegou a um veredito: «Fejsa nada tem a ver com Matic». O aviso é deixado Ljubinko Drulovic, antigo jogador de F.C. Porto, Benfica, Penafiel e Gil Vicente. Atual selecionador dos sub-19 da Sérvia, Drulovic traça o seguinte desenho.

«O Fejsa é atualmente um dos jogadores mais importantes na seleção [13 internacionalizações desde 2007], mas é muito diferente do Matic», referiu Drulo. «É forte e alto também, emnbora seja mais posicional. Recupera muitas bolas, entrega de forma simples e é muito experiente».

Drulovic diz que Fejsa «fecha bem o espaço defensivo» e «sabe jogar sem bola, posiciona-se bem», embora não tenha a capacidade de participar na criação ofensiva, como Matic tem.

«Sabe sair a jogar, mas entrega logo, quase sempre em passe curto. Tem qualidade e potencial, já jogou na Liga dos Campeões e se for para o Benfica terá a ajuda dos restantes sérvios», esclareceu Drulovic.

Convidada a enumerar os pontos menos fortes de Fejsa, Drulovic respondeu de pronto: «tem de ser mais agressivo e rápido a executar».

Não é preciso ir mais longe: Fejsa é, pra Drulo, mais Javi do que Matic.

Leonardo Jardim não apostou em Fejsa

A passagem de Leonardo Jardim pelo Olympiakos não simpática para Fejsa. Nos seis meses em Atenas, o agora treinador do Sporting deu a titularidade apenas três vezes ao médio defensivo: OFI e AEK no campeonato, Arsenal na Liga dos Campeões.

Jardim saiu e Fejsa passou a jogar regularmente, como lembra Paulo Machado, colega no gigante helénico. «Não é um Matic, mas é um bom jogador. Joga fácil, não complica, mas não lhe peçam para fintar», disse o internacional português à RR.

«Mata muitos contra-ataques, é bom no passe, forte fisicamente e pode vingar facilmente no Benfica. É um grande profissional e não fala muito no balneário. Prefere estar todos os dias no ginásio a trabalhar», completou.

Formado no Hajduk Kula, Fejsa transefriu-se em 2008 para o Partizan Belgrado e em 2011 para o Olympiakos. Na Grécia os números não são extraordinários, longe disso: 19 jogos na liga grega em duas temporadas, mais oito aparições nas outras competições.

Veja um (raro) golo de Fejsa no Olympiakos:



Imagens de Fejsa: