O Benfica afinal só alienou metade do passe de Ola John: a Doyen Sports Investments tinha anunciado em Setembro ter adquirido 80 por cento do passe do jovem holandês, por valores não revelados, mas o Benfica garante no relatório e contas que só cedeu 50 por cento dos direitos.

A SAD encarnada adianta de resto que se tratou de «um contrato de associação de interesses económicos», pelo que não reconhece qualquer ganho com a operação. No entanto, adianta mais à frente, tem uma dívida para com o fundo de jogadores de 4,7 milhões de euros relativos à operação.

Para além desses 4,7 milhões de euros à Doyen Sports Investments, o Benfica tem ainda em dívida mais de três milhões de euros ao Twente relativo ao jovem extremo holandês. No fim, portanto, será quase impossível perceber exatamente qual é o preço da compra do passe de Ola John pelo clube.

O relatório e contas destaca ainda que Michel e Luisinho vão render ao P. Ferreira mais de 1,5 milhões de euros, enquanto as vendas de Witsel, Javi Garcia, Yartey e Emerson já fizeram entrar nos cofres encarnados 40,8 milhões (no fim o somatório destas vendas ultrapassará os 60 milhões).

As contas dos três grandes: todos os números

O Benfica tem um plantel com avaliado em 84,6 milhões de euros, sendo que calcula ter no grupo 13 jogadores com um valor de mercado superior a 12 milhões de euros. Refira-se, já agora, que o clube só tem a totalidade do passe (os cem por cento de direito, portanto) de oito jogadores.

Ora esses oito jogadores são Derlis, Enzo Perez, José Luís Fernandez, Lima, Luisão, Rodrigo, Salvio e Sidnei. No plano oposto, os atletas que estão menos na posse do Benfica são Garay (apenas 40 por cento do passe); Nelson Oliveira e Felipe Menezes (45 por cento); Ola John (50 por cento).

Refira-se também que o Benfica tem a receber ainda 33 milhões de euros de vendas de jogadores, sendo que cinco milhões ainda em dívida das transferências de Di Maria e Fábio Coentrão serão pagos pelo Real Madrid diretamente a dois bancos que adiantaram a referida quantia ao Benfica.

Por outro lado, e apesar de ter ainda a receber 33 milhões de euros, o Benfica tem a pagar mais do que isso: tem a pagar 35 milhões a credores, entre os quais oito milhões à Gestifute, de Jorge Mendes, relativos à intermediação nas transferências de Di Maria, Fábio Coentrão, Javi e Witsel.

Leia também:

F.C. Porto já vendeu metade de Reyes

Sporting ainda tem metade de Izmailov